Câmara dos Deputados terá Fórum Intercâmbio de Conhecimento em Diabetes e suas Complicações

Com o objetivo de abrir um espaço de diálogo com o Governo e com as diferentes instituições de pessoas com diabetes e de complicações, além de apontar as dificuldades de acesso ao diagnóstico e ao tratamento do diabetes e das complicações e resolvê-las, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade realiza o Fórum Intercâmbio de Conhecimento em Diabetes e suas Complicações, no dia 21 de setembro, das 9h às 17h, no Plenário Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Dados do último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil têm 16 milhões de pessoas com a condição e cerca de 50%de pessoas, entre 20 e 79 anos, que não sabem que têm o diagnóstico da condição.

Um estudo não muito recente, mas que na prática os dados não fogem muito da realidade brasileira é: Prevalência e Correlações do Controle Glicêmico Inadequado: resultados de uma pesquisa nacional em 6.671 adultos com diabetes no Brasil. Os dados mostram que o controle glicêmico inadequado foi de uma média de 76%, sendo que 90% das pessoas com diabetes tipo 1 e 73% em indivíduos com diabetes tipo 2.

A junção da ausência do diagnóstico precoce e de adesão ao tratamento traz um resultado alarmante. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre janeiro e setembro do ano retrasado, foram realizadas 12.639 cirurgias para amputações de membros inferiores, sendo uma média de 46 por dia, decorrentes do diabetes.

De acordo com o estudo intitulado, “As Condições de Saúde Ocular no Brasil”, publicado em 2019 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a retinopatia diabética é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares, o que equivale a um impacto potencial de 1,8 milhão de pessoas.

Além disso, o diabetes é a segunda causa de ingresso na terapia renal substitutiva no Brasil. Segundo o último Censo de 2021, o total estimado de pacientes, que faziam hemodiálise no país, era de 148.363 pessoas. O número de óbitos no mesmo ano de pacientes em diálise foi de 33.101.

Por isso, no Fórum, serão mapeados os gaps e discutidas as soluções, para que, em seguida, o Ministério da Saúde possa dar a devida atenção à linha de cuidado e implementar estratégias para ajudar a reverter estes dados tão alarmantes.

Serão feitos dois painéis. “Com o envolvimento de todos, podemos agir em conjunto para oferecer um tratamento mais digno às pessoas com diabetes, assim criar estratégias de prevenção das complicações. Mapeados os gaps e soluções, a Coalizão fará um documento que compartilhará com o Ministério da Saúde, para que possa responder ainda no evento parte das dificuldades de acesso e, após o Fórum, compartilhará o mesmo com as Secretarias Estaduais de Saúde”, relata Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.

As pessoas que quiserem assistir ao evento, podem acessar pelos canais:

Canal da TV Câmara no Youtube https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA

TV Câmara https://youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial?si=tZA0UBCYdtihNilQ

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore