Principais dúvidas e como incluir a pessoa com deficiência na sociedade

O Diário PcD esteve por semanas em várias mídias sociais pesquisando quais são as principais dúvidas que envolve a pessoa com deficiência e preparou uma coletânea com algumas perguntas e respostas.

* Qual o termo correto para pessoas com deficiência?

Os termos “portador de deficiência”, “pessoas especiais”, “guerreiros”, “exemplos de vida” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados.

* O que significa a sigla PcD?

PcD é a sigla que se refere às Pessoas com Deficiência. No contexto das empresas, o termo PcD é usado para identificar colaboradores que apresentam deficiência visual, motora, mental ou auditiva

* Qual o termo correto para pessoas com deficiência

O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.

A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD.

* Quais são as deficiências?

As pessoas com deficiência são definidas como aquelas que se enquadram nas categorias: deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência mental e deficiência múltipla – conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

* Principais direitos para as pessoas com deficiência?

Cabe, ao Poder Público assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos como educação, saúde, trabalho, lazer, previdência social, amparo à infância e à maternidade, bem como outros que propiciem o bem-estar pessoal, social e econômico.

* Diferença entre doença e deficiência?

Doença não é deficiência, assim como deficiência não é doença, mas algumas deficiências são causadas por doenças, assim como poderiam ser causadas por acidentes de qualquer tipo, violência urbana, maus-tratos em casa, tiros e explosões em tempos de guerra, etc

* Qual a pior deficiência?

Deficiência moral aguda e auto-destrutiva de caráter é a pior deficiência que existe. Muitas vezes o paciente não sabe que tem. Em alguns casos sabe que faz parte do grupo e acha que engana todo mundo.

* Quem tem autismo é considerado pessoa com deficiência?

A Lei 12.764/12 determinou que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.

* Como uma pessoa com deficiência se sente na sociedade?

Grande parte das pessoas com deficiência ainda se sente invisível, tanto para as autoridades quanto para o restante da sociedade. No cotidiano das pessoas com deficiência, são habituais a falta infraestrutura urbana, incompreensão e desrespeito a seus direitos.

* O que podemos fazer para ajudar pessoas com deficiência?

Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência

Trate-a com respeito e consideração.                                                                    

Não a ignore. …

Dê-lhe atenção                

Não superproteja a pessoa com deficiência                                                        

Não subestime sua inteligência.

* O que diz a LBI – Lei Brasileira de Inclusão?

Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

* Direitos da pessoa com deficiência garantidos pela Constituição Federal?

É assegurado à pessoa com deficiência o acesso aos serviços de saúde, tanto públicos como privados, e às informações prestadas e recebidas, por meio de recursos de tecnologia assistiva e de todas as formas de comunicação previstas no inciso V do art. 3º desta Lei.

* O que é acessibilidade para as pessoas com deficiência?

Promover a acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso comum

* Quais são as formas de inclusão?

Esses tipos incluem a inclusão social, educacional, no mercado de trabalho, digital, financeira, cultural e política, abordando diversas dimensões da vida em sociedade e promovendo uma convivência respeitosa e igualitária.

* Quais são os 6 tipos de acessibilidade?

Os seis tipos de acessibilidade, segundo Romeu Sassaki

Acessibilidade arquitetônica. …                               

Acessibilidade comunicacional. …

Acessibilidade metodológica. …                               

Acessibilidade instrumental. …

Acessibilidade programática. …                               

Acessibilidade atitudinal.

*O que dificulta a inclusão social?

Estigma , preconceito e discriminação : dentro da sociedade, essas atitudes podem vir das ideias das pessoas relacionadas à deficiência – as pessoas podem ver a deficiência como uma tragédia pessoal, como algo que precisa ser curado ou prevenido, como uma punição por irregularidades ou como uma indicação da falta de sorte na vida

* Quais são as deficiências ocultas?

As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato, como é o caso da surdez, do autismo e das deficiências cognitivas, entre outras. Em outras palavras, elas não possuem sinais físicos óbvios, embora possam afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas.

* Qual é o principal objetivo da inclusão?

É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços

* Qual a importância da inclusão nos dias de hoje?

Falar sobre inclusão social nas escolas é essencial. Isso vale tanto no ambiente de ensino, quanto em outros âmbitos da vida. Além de ajudar no desenvolvimento de uma pessoa com deficiência, também torna os estudantes, pais e professores mais conscientes.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore