fbpx
  • sex. set 20th, 2024

Menos de 25% dos deficientes auditivos usam a língua de sinais

ByJornalismo Diário PcD

set 26, 2023
Nem 25% dos deficientes auditivos usam a língua de sinais

No Brasil, de acordo com as informações mais atualizadas, cerca de 10 milhões de pessoas têm alguma deficiência auditiva no Brasil, mas apenas 22,4% sabem usar a linguagem de sinais para se comunicar.

A divulgação é do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e importante para ser debatida nesta terça-feira, 26, que marca a importância do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – como forma de comunicação e expressão usada pela comunidade surda no Brasil.

Para a Federação Mundial dos Surdos, 80% das pessoas surdas têm dificuldades com línguas escritas devido à falta de acesso à educação. Línguas de Sinais possibilitam comunicação eficaz, permitindo atividades inclusivas como estudo e trabalho.

No Brasil, a Libras foi oficialmente reconhecida como uma língua pela Lei nº. 10.436/2002, que a tornou reconhecida e respeitada pelo governo e instituições. Isso foi um marco importante na inclusão de pessoas surdas na sociedade brasileira.

A Libras é uma língua de sinais utilizada no Brasil. Ela não é simplesmente um sistema de gestos, mas sim uma língua com estrutura gramatical própria, com suas próprias regras e vocabulário. Vale ressaltar que não é idioma.

As Línguas de Sinais não são universais, o que significa que diferentes países e regiões podem ter suas próprias formas. A origem remonta a comunidades surdas que criaram sistemas de comunicação gestual para se comunicar entre si.

Línguas de Sinais pelo Mundo

Assim como a Libras, muitos outros países têm suas próprias línguas de sinais. Alguns exemplos como:

Língua Americana de Sinais (ASL): Um estudo da Universidade de Gallaudet mostrou que ela é a língua nativa de entre 500 mil a 2 milhões de pessoas.

Além dos Estados Unidos, ela também é a Língua de Sinais utilizada em países como: Filipinas, Mauritânia, Quénia, Madagáscar, Zimbabué, Porto Rico, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Chade, Gabão, República Centro-Africana, Singapura, Hong-Kong, República Dominicana e Haiti.

Língua de Sinais Francesa (LSF): Uma das mais antigas da Europa e é a língua materna de mais de 100 mil franceses.

Fonte: https://esbrasil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *