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  • sex. nov 22nd, 2024

Instituto Serendipidade promove ações para conscientizar sobre inclusão no mês da síndrome de Down

Instituto Serendipidade promove ações para conscientizar sobre inclusão no mês da síndrome de Down

Celebrado no dia 21 de março, o Dia Internacional da síndrome de Down foi criado em 2011 e a data faz referência aos três cromossomos no par 21, o que caracteriza a condição genética. A estimativa atual é de que haja 1 criança com Down a cada 700 nascimentos, totalizando 270 mil pessoas com a condição no Brasil.

Para reforçar a presença de pessoas com síndrome de Down na sociedade e destacar seu protagonismo, o Instituto Serendipidade, entidade sem fins lucrativos que gera impacto social através da inclusão como transformação com iniciativas de conscientização e acolhimento, através de ações com empresas, e diretamente para pessoas com deficiência e familiares através do esporte e envelhecimento saudável.

Uma delas é a collab social com a Life by Vivara, que desenvolveu uma coleção exclusiva, elaborada em um processo colaborativo com protagonismo de pessoas com deficiência, que apoiaram o projeto desde a confecção até a aprovação final. 

A coleção traz oito pingentes que representam grupos de deficiência específicos: Nanismo, Doenças Raras, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mobilidade Reduzida, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Paralisia Cerebral e Soft Skills, que simbolizam as redes de apoio. As joias incluem, além dos pingentes, uma argola de oito gomos, representando cada grupo, e uma medalha com uma mão, simbolizando comunicação, individualidade, parceria e autonomia. A marca presenteou os representantes com os pingentes e agora, em março fará um recall da campanha, presenteando novos representantes com síndrome de Down, fortalecendo a representatividade e autonomia na campanha “Sua identidade é a maior joia”. Parte do valor arrecadado é revertido para as iniciativas do Instituto Serendipidade.

A Reserva Mini também conta com uma coleção de camisetas que foi elaborada com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos com síndrome de Down de diversos locais do Brasil, de crianças até a fase de envelhecimento, que criaram frases para estampar as peças. As expressões “Abrir o coração para o mundo”, “Todo dia é dia de fazer a diferença”, “Lutamos pelo que a gente quer” e “Inclusão é oportunidade” estampam camisetas 100% algodão que estão à venda no site. Todo o valor arrecadado com as peças é revertido para o Instituto Serendipidade.

Outra ação que une a inclusão à sustentabilidade é uma parceria com a Green Mining, startup que conta com um copo 100% sustentável, criado para reduzir o impacto ambiental de grandes eventos. O copo é feito de plástico de garrafas PET e pode ser personalizado por seus clientes. A cada copo comprado, o cliente da Green Mining doará R$1 para o Instituto Serendipidade.

Mais um exemplo de ação onde todos ganham e são beneficiados pela inclusão, é o apoio que a Disney deu ao desenvolvimento de oficinas artísticas de Dança Contemporânea (presencial) e Danças Brasileiras, Teatro, Expressão Corporal e Música, Cinema Mudo/websérie (online), Diálogos Familiares com dinâmicas corporais, oferecidas pelo Instituto  Movimentarte e o Projeto Irmãos. 

“Cada encontro é uma celebração da expressão, onde todos são bem-vindos a explorar seu potencial artístico e se inspirar mutuamente! Estamos vivendo momentos incríveis de criatividade, conexão e trocas com muito protagonismo e autonomia durante esse processo”, diz Débora Goldzveig, Gerente do Instituto Serendipidade e fundadora do Projeto Irmãos.  

Presença na mídia para reforçar a conscientização

Além das ações e produtos comercializados por marcas parceiras, o Instituto Serendipidade também potencializa a inclusão na mídia. Uma campanha nas rádios Bandeirantes, Nativa, BandNews FM e Band FM pode ser ouvida entre 6h e 0h, convidando o ouvinte a conhecer mais sobre o Instituto, ao mesmo tempo em que evidencia o protagonismo de pessoas com deficiência. Essa é uma parceria com o Instituto Bandeirantes, que apoia a causa.

Já na comunicação visual, será veiculada na segunda quinzena de março, uma campanha de mídia OOH (Out Of Home – outdoors, banners e outras mídias vistas “fora de casa”). Moradores de Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro poderão acompanhar informações sobre o Instituto. Essa é uma parceria com a OOH Brasil.

“As ações têm como objetivo reforçar a presença do Instituto Serendipidade e sua atuação em várias frentes de trabalho. Quanto mais as pessoas se conscientizarem sobre a importância da inclusão como meio de construção de uma sociedade com igualdade de direitos e possibilidades para todos, ficaremos mais satisfeitos em realizar nosso trabalho diário que atua em todas as fases da vida, impactando a sociedade de forma geral”, diz Henri Zylberstajn, fundador do Instituto. 

Mais informações sobre as iniciativas próprias estão disponíveis no site da entidade www.serendipidade.org.br.

Sobre o instituto

O Instituto Serendipidade é uma organização sem fins lucrativos que potencializa a inclusão de pessoas com deficiência, com propósito de transformar a sociedade através da inclusão. Visa ser impulsor de impacto social relevante, colaborativo e inovador, sempre prezando pela representatividade, protagonismo, de forma transversal e acima de tudo, com muito respeito. As iniciativas que atendem diretamente o público são: Programa de Iniciação Esportiva para crianças com síndrome de Down e deficiência intelectual, de famílias de baixa renda; Programa de Envelhecimento que atende mais de 60 idosos com algum tipo de deficiência intelectual para promoção do bem-estar, e o Projeto Laços, que acolhe famílias que recebem a notícia de que seu filho (a) tem algum tipo de deficiência. Atualmente o Serendipidade impacta mais de um milhão de pessoas, criando pontes, gerando valor em prol da Inclusão e através do atendimento direto a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Mais informações em www.serendipidade.org.br E nas mídias sociais @institutoserendipidade

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