fbpx
  • sáb. nov 9th, 2024

Luto – Deputada Federal Amália Barros faleceu vítima de CA de pâncreas

Luto - Deputada Federal Amália Barros faleceu vítima de CA de pâncreas

Jornalista, natural de Mogi Mirim, SP, foi eleita pelo Mato Grosso. Amália Barros era a única Deputada Federal com deficiência na Câmara dos Deputados. Velório acontece à partir das 16h deste domingo e sepultamento será às 11h da segunda-feira, 13

Nas primeiras horas do domingo, 12, a equipe da Deputada Federal Amália Barros divulgou pelas redes sociais que “com muito pesar comunicamos o falecimento da deputada federal Amália Barros (PL)”.

Na sexta-feira, 10, o Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, comunicou que a parlamentar estava internada desde 1º de maio, após ser submetida a uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas.

A parlamentar passou por nova cirurgia no sábado, 11, para tratar de complicações no fígado e seguia em estado grave de sob cuidados intensivos. Ela passou por um procedimento adicional de radiointervenção.

Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, em Mogi Mirim (SP). Ela perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos, por causa de uma infecção. Teve o globo ocular removido em 2016 e passou a usar uma prótese ocular. Sua história teria inspirado a Lei nº 14.126/2021, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial. A deputada estava em seu 1º mandato. Ela havia sido eleita deputada federal pelo Mato Grosso em 2022, com 70.294 votos. Também atuava como vice-presidente do PL Mulher.

Na Câmara dos Deputados, ela lutava pelos direitos das pessoas com deficiência e da conscientização sobre a toxoplasmose. Em 2021 lançou o livro Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas, em que conta sua históriaTambém fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular

Além disso, ela se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial e deu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência.

Repercussão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros políticos lamentaram em seus perfis nas redes sociais a morte da deputada federal Amália Barros (PL-MT), aos 39 anos, neste domingo (12.maio.2024).

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: Com muita dor informo o passamento da nossa amiga e irmã Deputada Federal Amália Barros de Mato Grosso. Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos”.

Michelle Bolsonaro – ex-primeira dama: “Vou te amar pra sempre, minha amigo. Você está nos braços do pai”.

Damares Alves – Senadora da República: “Vá em paz amiga”.

Jorge Seif – Senador da República: “Amiga querida, obrigado por tudo. Obrigado por combater o bom combate até o fim! Que Jesus te receba e console meu irmão Thiago Boava. O Brasil perde uma grande mulher”.

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, afirmou que a deputada se tornou “grande exemplo de superação”.

PL – Partido Liberal: É com profundo pesar que o Partido Liberal lamenta o falecimento da deputada federal Amália Barros. Sua garra incansável e sua dedicação por melhorar a vida dos cidadãos serão para sempre lembradas. Neste momento de tristeza, estendemos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas da deputada. Que sua memória inspire todos nós a continuar seu legado de compromisso e compaixão. Descanse em paz”.

A ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência lamentou o falecimento de Amália Barros. “Ela era a única parlamentar com deficiência na Câmara dos Deputados e antes mesmo de ter um mandato já havia realizado forte batalha pelas pessoas com deficiência, em especial pelos monoculares. Nossos sentimentos à família”.

Desafios pela saúde

Amália passou por dois procedimentos difíceis de saúde. Um deles foi a retirada de um rim, pois ela afirma que o órgão não se desenvolveu e era do tamanho de uma azeitona. Para evitar qualquer tipo de infecção, ela passou por uma cirurgia de retirada de um dos rins. O segundo procedimento foi a retirada de um globo ocular esquerdo. “Foi da noite para o dia, eu dormi enxergando e acordei cega, literalmente. Foi por conta de uma infecção chamada Toxoplasmose”, explica Amália. Ela chegou a fazer 12 cirurgias no intuito de recuperar a visão, mas não teve sucesso. Em 2016, a jornalista precisou retirar o globo ocular e colocou uma prótese.

Velório e Sepultamento

O velório da Deputada Federal Amália Barros acontece à partir das 16h deste domingo, 12, na Rua Conde de Parnaíba s\nº – Estação Educação, Gabinete do Prefeito, Centro de Mogi Mirim.

O sepultamento será às 11h da segunda-feira, 13, no Cemitério Municipal da Saudade – na Avenida da Saudade, em Mogi Mirim.

Produção/Texto: Isabela Dib

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *