• sáb. abr 19th, 2025

Rede Nacional de Autodefensoria contra o Capacitismo será lançada pelo MEC na próxima semana

ByJornalismo Diário PcD

maio 17, 2024
Rede Nacional de Autodefensoria contra o Capacitismo será lançada pelo MEC na próxima semana

Rede será composta por pessoas com síndrome de Down, deficiência intelectual e autismo, que atuarão em defesa da educação inclusiva

O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — lançará a Rede Nacional de Autodefensoria contra o Capacitismo e em favor da Educação Inclusiva, durante seminário a ser realizado nos dias 22 e 23 de maio. O evento é destinado a pessoas com síndrome de Down, deficiência intelectual e autismo que atuem como autodefensoras da educação inclusiva. O encontro vai ocorrer no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF). 

A iniciativa contará com 80 autodefensores, das 5 regiões do País. Eles trabalharão definindo os princípios e as diretrizes da Rede, bem como elaborando o plano de incidência, com ações para defesa da educação inclusiva e contra o capacitismo. 

A instituição da Rede tem por objetivo promover e oportunizar o exercício da autonomia desses cidadãos na defesa e garantia do direito à educação, conforme a Constituição Federal, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Elas reconhecem o direito de todas as pessoas com deficiência à aprendizagem em um sistema de ensino inclusivo em todos os níveis, dotado dos apoios e meios necessários para que o direito à educação se dê com base na igualdade de condições.  

Assim, a Rede nasce com o potencial de colaborar e influenciar políticas e práticas educacionais que, com o apoio do MEC, contribuem para garantir a todos o acesso equitativo à educação sem discriminação com base em deficiências. Por meio do compartilhamento de experiências entres os participantes, espera-se identificar e superar as barreiras que impedem o acesso ao currículo e a aprendizagem desses estudantes.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *