Lula escolhe mineira Macaé Evaristo para assumir Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

Lula anuncia Macaé Evaristo como ministra dos Direitos Humanos no lugar de Silvio Almeida. Macaé é deputada estadual pelo PT em Minas Gerais e foi primeira mulher negra a ser secretária de Educação em Belo Horizonte e no estado.

No início da tarde desta segunda-feira, 9, o Presidente Lula confirmou o substituto de Silvio de Almeida, que deixou de fazer parte do Governo Federal na sexta-feira, 6, após reunião no Palácio do Planalto.

Almeida estava desde janeiro de 2023 como Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, que abriga a SNPcD – Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência, pasta ocupada por Anna Paula Feminella. O Ministério está interinamente sob a responsabilidade da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual de Minas Gerais Macaé Evaristo (PT) para assumir o Ministério. A posse deve ocorrer já na próxima semana. Interlocutores do governo cogitaram no final de semana que a escolha deveria acontecer apenas após as eleições municipais, mas o ritmo foi outro e a escolha aconteceu poucas horas após a saída de Almeida.

“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu Lula em suas redes sociais.

“Recebi um convite muito afetivo do presidente Lula, que diz conhecer minha trajetória de luta pelos direitos humanos e antirracista”, afirmou a nova ministra após ser escolhida pelo presidente.

Após a escolha, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a nova ministra é combativa na defesa da educação, dos direitos humanos e dos direitos de crianças e adolescentes.

“Com Macaé Evaristo, do PT de Minas, no Ministério dos Direitos Humanos, o presidente Lula nomeia uma mulher negra, combativa, com história de lutas e realizações na defesa da educação e dos direitos humanos, das crianças e adolescentes”, escreveu Gleisi em suas redes sociais.

Quem é Macaé Evaristo

É professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação. Entre 2013 e 2014, foi Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação – MEC, na gestão de Dilma Rousseff.

A deputada estadual Macaé Evaristo foi eleita em 2022 com mais de 50 mil votos. Antes, foi eleita em 2020 para o cargo de vereadora de Belo Horizonte.

Ao longo de sua carreira política e profissional, coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore