fbpx
  • qui. nov 14th, 2024

Leitor de tela: entenda a importância dessa tecnologia assistiva e prepare seu site

Leitor de tela: entenda a importância dessa tecnologia assistiva e prepare seu site OPINIÃO - * Por Sara Paulo

OPINIÃO

  • Por Sara Paulo – Equipe Hand Talk

Os leitores de tela trazem autonomia e melhoram a experiência das pessoas cegas na web. Veja como o seu site pode se relacionar e contribuir com essa tecnologia assistiva! 

Segundo pesquisa da NTT Data (2019), mais de 68% das pessoas que utilizam leitores de tela são consumidores. Em outro estudo, feito pelo Procon-SP (2024), 84,17% das pessoas com deficiência visual indicaram já ter sentido dificuldade em comprar ou contratar serviços de lojas virtuais.

Grande parte aponta que a dificuldade provém, justamente, do site não ser acessível — afinal, mesmo que utilizem leitores de tela, os sites devem estar preparados para essa tecnologia.

Tanto as empresas que oferecem acessibilidade em seus sites quanto as pessoas que o acessam se beneficiam de um site mais acessível. Nesse artigo, nós da Hand Talk compartilharemos algumas informações sobre os leitores de tela e como os recursos assistivos do site podem contribuir para seu uso. Confira esse artigo até o final para entender mais!

» Leia também: Tecnologias assistivas: o que são e exemplos

O que é o Leitor de Tela? 

“Screen reader” em inglês, ou “leitor de ecrã” em português europeu, o leitor de tela é uma tecnologia assistiva que converte um texto em um discurso sintetizado, permitindo que o usuário ouça o conteúdo que está sendo exibido, de forma automatizada.

Quem inventou o Leitor de Tela?

James W. Thatcher (1936–2019) é o cientista da computação estadunidense conhecido como o inventor do primeiro leitor de tela do mundo. 

Com seu orientador Dr. Jesse Wright, que era uma pessoa cega, criou um “sistema de acesso de áudio” para DOS, entre 1984 e 1985, o chamando de IBM Screen Reader.

Foi um dos primeiros PhDs em ciência da computação da Universidade de Michigan (nos Estados Unidos) e trabalhou na IBM por 37 anos, recebendo diversos prêmios por seus trabalhos na instituição.

Como o Leitor de Tela funciona?

Os leitores de tela são utilizados em diversas plataformas digitais, e os mais conhecidos são os leitores de tela de computador e os leitores de tela de celular. 

Em termos leigos, a ferramenta percorre textos e imagens, convertendo todos os elementos exibidos na tela em áudio sintetizado automaticamente. Ele o faz em: 

  • 🔸Componentes ativos do site, como links e botões;
  • 🔸Textos;
  • 🔸Imagens e vídeos; 
  • 🔸Propagandas e anúncios, 
  • entre outros elementos que exibidos na tela. 

Conheça os principais tipos:

Leitor de Tela no computador: tipos e como utilizar

O leitor de tela para computador (seja ele notebook ou PC) pode ter duas origens: nativa, ou seja, ser um software do próprio sistema operacional (Linux, Windows, macOS / Mac OS X); ou como m programa acessório, que pode ser baixado e instalado.

Dentre os leitores de computador mais usados, estão o NVDA, o JAWS, o Virtual Vision, DOSVOX, entre outros. Geralmente, seu download é gratuito. 

O leitor de tela de computadores normalmente é utilizado pelo teclado, onde ocorre a maior parte da navegação, atribuindo diferentes funções e atalhos para as teclas. A digitação também costuma ser narrada — e é possível selecionar a voz da narração, bem como a sua velocidade, volume, tom e outras características.

Com o leitor de telas em computadores, é possível: 

  • 🔸Navegar em sites, como lojas virtuais e notícias;
  • 🔸Ler e responder e-mails;
  • 🔸Acessar programas do computador, como Microsoft Word, Meets, Teams, etc.
    e muito mais 

O leitor de tela pode ser usado em qualquer computador, esteja ele em ambiente escolar, de trabalho, ou pessoal. 

Leitor de Tela no celular ou tablet: conheça as principais características

Assim como o leitor de tela de computador, o leitor de tela para celular pode pertencer ao sistema operacional do aparelho (seja ele Android ou iOS) de várias marcas (Samsung, Motorola, etc.), ou pode ser baixado como aplicativo. 

Diferentemente do leitor de tela para computador, normalmente utilizado através do teclado, o leitor de tela para celular funciona através do toque e o deslize dos dedos na tela em smartphones: os comandos podem ser acionados com direções (direita, esquerda, baixo, cima), duplo toque ou rolagem com dois dedos.

Com ele, é possível: 

  • 🔸Acessar aplicativos;
  • 🔸Ler mensagens de WhatsApp;
  • 🔸Navegar nas redes sociais;
  • entre outras ações

Também é possível selecionar diferentes vozes, suas velocidades, tons, etc. 

E o sintetizador de voz? 

Os sintetizadores de voz não são leitores de tela, mas sim, os acompanham. O leitor converte o que é exibido na tela em áudio — e o sintetizador é responsável por produzir artificialmente a fala humana deste.

Os leitores de voz costumam ter sintetizadores já associados — porém, é possível combinar diferentes programas, mediante as especificações técnicas de cada um. Os mais utilizados são Eloquence e eSpeak NG para notebook; e Eloquence, Google TTS e Nuance Vocalizer para celular/tablet, segundo pesquisa da NTT Data (2020).

4 boas práticas para impactar usuários que utilizam Leitor de Tela

Já sabemos que o leitor de tela pode traduzir tudo: desde textos, até botões, links e imagens. Mas como garantir que os elementos do site sejam interpretados pelo leitor de tela? Para isto, existem boas práticas que podem ser usadas em sites e outras plataformas digitais! Confira algumas:

1. Use textos alternativos

O texto alternativo, também chamado de “alt-text” ou “texto alt”, descreve o elemento visual da página. Esta descrição deve ser bem detalhada — do contrário, o leitor de telas irá apenas indicar que o elemento existe, mas não o que contém, prejudicando a experiência do usuário.

Ele pode ser adicionado em diversos elementos, como: 

  • 🔸Imagens;
  • 🔸Descrições de vídeos;
  • 🔸Links;
  • 🔸Botões;
  • 🔸Anúncios.

» Saiba mais em  Texto alternativo: o que é, como elaborar e adicionar Alt Text

2. Adicione audiodescrição 

Leitores de tela não fazem descrição dos vídeos. Portanto, ao produzir vídeos, uma opção é adicionar audiodescrição, que narra as principais informações dos elementos que estão sendo exibidos na mídia.

3. Faça tabelas e formulários simples

Quanto mais complexa alguma tabela ou formulário for, mais complicada será a tradução e interpretação do leitor de tela. Portanto, o ideal é manter os elementos simples e intuitivos.

4. Adicione cabeçalho e botões de navegação 

A arquitetura da página também impacta a tecnologia assistiva. Textos ou páginas sem cabeçalhos, por exemplo, confundem a sua interpretação; assim com páginas sem botões, como “ir para conteúdo” ou “ir para o menu” dificultam a navegação da página. 

Outros recursos assistivos usados por pessoas com deficiência visual 

Existem recursos assistivos que podem ser utilizados por pessoas com deficiência visual e que não utilizam leitores de tela. Nós da Hand Talk, referência em recursos assistivos de tecnologia que utiliza IA no Brasil, disponibilizamos: 

Modo leitura

Retira elementos que podem distrair ou atrapalhar o usuário, como anúncios ou imagens indesejadas. 

Tamanho da fonte

Com ele, o tamanho da fonte do site pode ser escolhida entre padrão, 120%, 150% e 200%, sem desconfigurar a página. 

Lupa de conteúdo 

Amplia os textos apontados pelo mouse, exibindo-o uma caixa de texto auxiliar.

Espaçamento entre linhas 

É possível alternar entre 120%, 150% ou 200% o espaçamento entre linhas, contribuindo para o uso da lupa de conteúdo.

Contraste de cores 

Alterna entre cores invertidas, contraste escuro e claro, melhorando a legibilidade.

Leitor de sites

O recurso lê o texto selecionado com o mouse, inclusive os textos alternativos para imagens. Dispõe de três velocidades para a leitura: normal, rápida e lenta.

Todos estes e outras dezenas de recursos assistivos para diferentes necessidades são disponibilizados no Hand Talk Plugin, que também conta com o tradutor online de libras!

Recursos aprovados por pessoas com deficiência visual

Acessibilidade digital é sobre oferecer soluções que possibilitam que pessoas com deficiência naveguem pela web com autonomia e independência — e isso inclui não conflitar com outras tecnologias assistivas existentes, como leitores de tela.

Quer ter um site mais acessível? Conte com o nosso Hand Talk Plugin!

🎥 Se interessou pelo tema? Assista Como criar métricas para avaliar o impacto de ações de acessibilidade digital, no nosso canal do YouTube.

Fonte: https://www.handtalk.me/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *