fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Encontro que antecede o G20 discute os direitos das pessoas com deficiência

Encontro que antecede o G20 discute os direitos das pessoas com deficiência

Instituto Jô Clemente (IJC) lidera o evento do D20 que vai reunir organizações para discutir a inclusão das pessoas com deficiência nos debates do G20

O Rio de Janeiro vai sediar a 19a reunião do G20, um fórum de cooperação internacional entre as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. A cúpula que reúne chefes de Estado e de governo será nos dias 18 e 19 de novembro, mas no dia 13 de novembro um outro encontro deverá preparar o terreno para as discussões a partir da perspectiva das pessoas com deficiência: o D20.
 

Com o apoio da Disability Rights Fund (DRF), o projeto capitaneado pelo Instituto Jô Clemente (IJC), vai discutir a participação política e a inclusão das pessoas com deficiência nos diversos eixos temáticos discutidos no G20.
 

O Projeto D20 busca influenciar decisões econômicas, políticas e sociais globais mobilizando pessoas com deficiência, lideranças e movimentos a fim de avançar a agenda da deficiência no mundo. Tem como objetivo fortalecer a participação das pessoas com deficiência nos espaços de tomada de decisão em temas como justiça climática e desenvolvimento sustentável, saúde, educação e cultura, tecnologia, acesso à justiça entre outros. O evento contará com a participação de ANDI – Comunicação e Direitos; CDD – Centre for Citizens with Disabilities; Instituto AlanaNCPD – National Council of and for Persons with Disabilities; VNDI – Vidas Negras com Deficiência Importam.
 

Histórico 2024
 

Dentro do contexto do Civil 20 (C20), um dos grupos de engajamento do G20, o D20 busca garantir que os líderes mundiais escutem as recomendações e demandas das pessoas com deficiência e suas organizações, promovendo direitos humanos e o desenvolvimento social e inclusivo.
 

O IJC participou de encontros ao longo de 2024 que discutiram com profundidade diversas pautas relacionadas à inclusão. Em julho, esteve no Midterm Meeting do C20 Brasil e, em paralelo, promoveu grupos de escuta por meio do Projeto D20 que contou com a participação de pessoas com deficiências e suas organizações, lideranças, Autodefensores e movimentos sociais de todo o Brasil. Em novembro, apresentará às autoridades brasileiras e internacionais as principais recomendações das pessoas com deficiência para a pauta global do G20.
 

Informações

Data: 13/11 (quarta-feira)
 

Local: Edifício RB1 – Avenida Rio Branco, nº 1, Centro, Rio de Janeiro – VAGAS LIMITADAS.
 

Horário: das 8h às 17h30


Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar sua Inclusão Social e a Defesa de seus Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favorecem a escolaridade e o Emprego Apoiado, e oferecer assessoria jurídica às famílias sobre direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo.
 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece atualmente 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo. O diagnóstico precoce abrange cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em fase de implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Tem como foco neste eixo apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos e serviços para esta população.
 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC (ijc.org.br), o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *