CONADE divulga resultados do processo eleitoral que definiu representantes da sociedade civil e conselhos de direitos

Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência finalizou etapa eleitoral com a eleição de 15 organizações da sociedade civil e de dois conselhos de direitos

O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) publicou, nesta quarta-feira (21), o resultado do processo eleitoral para a composição do colegiado para o triênio 2025–2028. Foram eleitas, em votações distintas, 15 organizações da sociedade civil e dois representantes dos conselhos estaduais, distrital e municipais de direitos. O resultado do processo eleitoral será publicado também no Diário Oficial da União.

A eleição das organizações da sociedade civil ocorreu de forma presencial na segunda-feira (19), na sede da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC), em Brasília. Antes do início da votação, o CONADE cumpriu decisão liminar da Justiça Federal que suspendeu exclusivamente a eleição para a vaga destinada à entidade representativa de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme previsto no Edital 1/2025, consolidado pelo Edital 3/2025. A suspensão não interferiu no andamento das demais etapas do processo.

Já a escolha dos conselhos foi realizada de forma virtual, nesta terça-feira (20), por meio da plataforma Microsoft Teams. Foram eleitos como titulares e suplentes, respectivamente, o Conselho Estadual de Santa Catarina (SC) e o Conselho Estadual de São Paulo (SP), além do Conselho Municipal de São Luís (MA) e do Conselho Municipal de Ipirá (BA).

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, ressalta a importância da condução democrática e transparente do processo. “O processo eleitoral reafirma o CONADE como espaço estratégico de diálogo e controle social. A representatividade ampliada e a condução técnica demonstram o compromisso do Governo Federal com a inclusão e a participação social”, afirmou.

Eleição

O processo eleitoral foi conduzido pela Comissão Eleitoral definida pelo CONADE, presidida pelo Ministério Público Federal (MPF), e composta por representantes do poder público e da sociedade civil. Ao todo, 30 organizações da sociedade civil e 58 conselhos de direitos se inscreveram para participar da eleição. A posse dos conselheiros do triênio 2025 a 2028 está prevista para o final de junho. Dados sobre o processo, podem ser acessados na página do CONADE no Participa + Brasil. https://www.gov.br/participamaisbrasil/processo-eleitoral-conade-2025

As vagas disponíveis para a composição do CONADE foram distribuídas entre diferentes áreas de representação. O edital previu uma vaga para cada uma das seguintes áreas: TEA, Deficiência Auditiva ou Surdez, Deficiências Múltiplas, Síndromes, Entidades de Empregadores, Entidades de Trabalhadores e Entidades da Comunidade Científica. Além disso, há três vagas para organizações que atuam na área da Deficiência Física, e duas vagas para cada uma das áreas de Deficiência Mental ou Intelectual, Causas Patológicas ou Doenças Raras e Deficiência Visual.

CONADE

O CONADE é um órgão superior, paritário, consultivo e deliberativo, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Suas atribuições incluem acompanhar e avaliar a Política Nacional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, fiscalizar políticas setoriais e propor medidas para assegurar os direitos dessa população.

Com a publicação do Decreto 12.411/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Macaé Evaristo, a nova composição do colegiado contará com 19 representantes do poder público, incluindo conselhos de direitos, e 19 representantes da sociedade civil, além da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (AMPID).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore