Tecnologias estão ficando cada vez mais inclusivas

Tecnologias estão ficando cada vez mais inclusivas

Sistema educacional criado no Paraná amplia acesso para pessoas com deficiência visual, auditiva e TDAH

Nos últimos tempos, a tecnologia tem avançado rapidamente. Contudo, a inclusão por meio dessas inovações nem sempre acompanha o mesmo ritmo.

Para se ter uma ideia, em plena Era 5G, menos de 1% dos sites brasileiros se preocupam com a acessibilidade digital, segundo estudo conduzido pela BigDataCorp, em parceria com o Movimento Web para Todos. Com aplicativos e sistemas em geral, isso não é muito diferente, comprometendo seriamente o atendimento das pessoas com deficiência.

Felizmente, novas soluções e iniciativas estão surgindo para criar um ambiente mais inclusivo e justo, levando em conta as diversas necessidades individuais. Elas não apenas ampliam o acesso às tecnologias, mas também promovem uma sociedade mais igualitária.

Assim,sistemas de Gestão Acadêmica e Secretarias Digitais vêm evoluindo para garantir mais inclusão no ambiente educacional. Um exemplo é o JACAD, plataforma desenvolvida pela SWA e voltada à gestão da educação, que acaba de passar por melhorias para ampliar sua acessibilidade. Usada por alunos, professores e gestores, a ferramenta agora oferece opções de personalização que atendem diferentes necessidades de acesso.

“Já contávamos com funcionalidades voltadas à acessibilidade, mas agora tornamos o sistema mais robusto e único”, afirma Leandro Scalabrin, fundador e CEO da SWA. “Ao acessar a plataforma, os usuários podem adaptá-la para pessoas surdas, idosos, pessoas com TDAH, baixa visão, entre outras condições que exigem atenção diferenciada.”

Para detalhar o funcionamento, Leandro explica que “desenvolvemos ajustes especiais que podem ser selecionados a partir de um ícone estrategicamente posicionado. Por exemplo, para quem enfrenta dificuldades de visão, é possível aumentar o tamanho das letras. Indivíduos com TDAH têm a opção de reduzir distrações com menos elementos visuais ou optar por um layout mais limpo para diminuir a sobrecarga cognitiva e manter o foco. Além disso, pessoas com deficiência visual podem configurar a página para ouvir todas as opções disponíveis, garantindo uma navegação mais confortável, segura e adaptada às suas preferências”.

Além das funcionalidades mencionadas, outras opções foram inseridas na plataforma para melhorar a experiência do usuário, como oferecer a opção de legendas automáticas em tempo real para conteúdos de áudio e vídeo, beneficiando pessoas surdas ou com deficiência auditiva, e integrar um teclado virtual para facilitar a navegação para aqueles que têm dificuldades motoras ou preferem navegar sem um mouse.

Segundo o CEO da SWA, este movimento é de suma importância, considerando que a população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022. “Não podemos ficar parados! Tornar os sites, aplicativos e outras ferramentas mais acessíveis é fundamental para que todos tenham acesso igualitário às informações”, enfatiza o executivo. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2023, apontam que 5% da população brasileira é composta de pessoas que apresentam alguma deficiência auditiva. Essa porcentagem significa que mais de 10 milhões de cidadãos apresentam a deficiência e 2,7 milhões têm surdez profunda.

Scalabrin conta que a proposta de tornar o sistema de sua empresa mais inclusivo surgiu a partir da sugestão de um cliente. “Tudo começou quando um cliente comentou conosco se isso seria possível. Hoje, a plataforma é ainda mais acessível para todos, assegurando a equidade ao proporcionar acesso aos mesmos recursos educacionais, reconhecendo e valorizando a diversidade de habilidades dos alunos e demais membros da comunidade acadêmica. Além disso, facilita o desenvolvimento integral ao adaptar métodos de ensino e materiais didáticos, preparando todos os usuários para um futuro em um mundo diversificado e inclusivo”.

O CEO explica que, embora a Lei da Inclusão de 2015 já obrigue a acessibilidade nos sites das empresas brasileiras, ainda há muito por fazer. Ele destaca a importância de seguir os princípios das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG), que visam tornar o conteúdo perceptível, operável, compreensível e robusto. “Não é apenas uma obrigação legal, mas também uma demonstração de responsabilidade social e empatia. Em nosso caso, ao eliminar barreiras de acesso, esperamos abrir portas para um número ainda maior de pessoas ingressarem no ensino superior, capacitando indivíduos de todas as idades e habilidades a alcançarem seus objetivos educacionais e profissionais. Essa iniciativa representa um passo importante em direção a uma sociedade mais justa, onde o acesso à educação é verdadeiramente universal”, finaliza.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore