INSS pode cancelar ou suspender a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência?

INSS pode cancelar ou suspender a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência?

Susanne Maia – CEO da Aposenta PcD afirma que a suspensão ou cancelamento dos benefícios pelo INSS não pode ser feito de forma arbitrária ou automática. “É assegurada a ampla defesa e o contraditório, conforme previsto na legislação administrativa e constitucional”.

Caso o segurado seja abruptamente cortado de benefícios, há possibilidade de recurso administrativo ou ação judicial para restabelecer o direito

O cancelamento pode ocorrer por diversos motivos, incluindo erros no processo de concessão, recuperação da capacidade laboral para aposentadoria por invalidez, ou irregularidades no benefício, como fraude ou falta de documentação.
Motivos que podem levar ao cancelamento:

  • Recuperação da capacidade laboral: Se um aposentado por invalidez comprovar, através de perícia médica, que recuperou a capacidade de trabalhar, o INSS pode cessar o benefício.
  • Erros na concessão: Se for constatado que o benefício foi concedido com base em informações incorretas ou documentos falsos, o INSS pode cancelá-lo.
  • Irregularidades: A falta de comprovação da situação do segurado, como no caso de benefícios assistenciais (BPC), ou a não realização de perícias periódicas para revisão de benefícios por incapacidade, podem levar ao cancelamento.
  • Acumulação indevida de benefícios: Em alguns casos, a acumulação de benefícios pode não ser permitida.

Serviços:

Aposenta PcD

WhatsApp (11) 9 5995 0729

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore