MDHC promove diálogo sobre a primeira infância com deficiência nesta quinta-feira (28)

MDHC promove diálogo sobre a primeira infância com deficiência nesta quinta-feira (28)

Evento online reunirá especialistas, gestores e familiares para discutir políticas públicas e compartilhar experiências sobre os primeiros anos de vida de crianças com deficiência

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) realiza, nesta quinta-feira (28), o evento online “Diálogos sobre a primeira infância com deficiência”. A iniciativa, que será transmitida a partir das 14h30 no canal do MDHC no YouTube, tem como objetivo aprofundar as discussões sobre políticas públicas e experiências relacionadas ao cuidado, à proteção e à promoção de direitos de crianças com deficiência na primeira infância. O encontro conta com parceria institucional do projeto Eu Me Protejo, do Instituto MoTiva21 e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Confira a transmissão do evento no canal do MDHC no Youtube

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, o evento reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a inclusão e a equidade desde os primeiros anos de vida. “A primeira infância é um período determinante para o desenvolvimento humano, e quando falamos de crianças com deficiência, esse momento exige ainda mais atenção. Este encontro, portanto, é fundamental porque vai nos permitir dialogar sobre políticas como o Novo Viver sem Limite e a Política Nacional de Cuidados, que impactam diretamente a vida das crianças e de suas famílias”, pontua.

Programação

A programação terá início com o painel “Diálogos sobre a primeira infância com deficiência”, que reunirá autoridades e especialistas para apresentar ações do governo federal, como o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite e o Benefício de Prestação Continuada (BPC na Escola), além de políticas de saúde inclusiva, como o aleitamento materno acessível. O painel terá participação de representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), da Secretaria Nacional da Família e Cuidado, da Secretaria Nacional de Assistência Social e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Na sequência, às 15h50, será realizada a roda de conversa “Experiências e desafios com a maternidade/paternidade de crianças com deficiência”. O espaço será dedicado ao relato de vivências de mães e pais, que vão compartilhar os desafios e aprendizados no cuidado diário de seus filhos. Entre os participantes, estão mães com deficiência, pais de crianças com deficiência, pessoas negras, autistas e defensoras dos direitos da infância. O diálogo contará também com a participação de especialistas em políticas públicas.

Transmissão

O encontro será transmitido ao vivo pelo canal oficial do MDHC no YouTube com recursos de acessibilidade. A iniciativa integra a programação do Mês da Primeira Infância, que tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças nos primeiros anos de vida. A gravação da atividade permanecerá disponível na plataforma após a transmissão.

Serviço

Diálogos sobre a primeira infância com deficiência

Data: Quarta-feira (27/08)

Horário: A partir das 14h30

Transmissão do evento no canal do MDHC no Youtube

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore