Residencial Assistido da Notea: um sonho de dignidade e autonomia para adultos autistas

Residencial Assistido da Notea: um sonho de dignidade e autonomia para adultos autistas

Idealizado pelo neuropediatra Dr. Abram Topczewski, médico do Hospital Albert Einstein e presidente da ONG Notea, nasce em São Paulo um projeto pioneiro no Brasil: o Residencial Assistido TEA da Notea, uma vila projetada para oferecer cuidado, segurança e pertencimento a adultos autistas, especialmente quando suas famílias já não puderem mais estar presentes.
 

Fruto de uma angústia recorrente entre familiares e profissionais que acompanham pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o Residencial é a concretização de um sonho de décadas: garantir um futuro com dignidade para quem, historicamente, foi deixado à margem da sociedade.
 

Com 63 apartamentos — individuais, duplos ou com acompanhantes — o espaço comportará até 100 moradores. Cada detalhe foi pensado para estimular a autonomia e o bem-estar, com base na neuroarquitetura e no cuidado integral. Além das moradias, o complexo contará com consultórios, salas de terapia, oficinas de arte, panificação, música e áreas comuns como praças, hortas e espaços de lazer, promovendo convivência, estimulação e desenvolvimento.
 

O projeto, assinado pela arquiteta Deise Araújo, une sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, com estrutura autossuficiente e geração de renda por meio da comercialização de produtos feitos pelos próprios moradores.

O Residencial Assistido é mais uma iniciativa da Notea, ONG que desde 2022 já ofereceu mais de 2.000 horas de terapias gratuitas para pessoas autistas em situação de vulnerabilidade. Hoje, mais de 150 famílias aguardam por atendimento, o que evidencia a urgência e relevância do trabalho da instituição.
 

Com o Residencial, a Notea reafirma seu compromisso com o cuidado em todas as fases da vida. Como destaca o Dr. Abram: “Nosso objetivo é que nenhum autista seja deixado para trás. Queremos que cada um possa viver com dignidade, segurança e pertencimento.”

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore