Iniciativa gratuita do Instituto Incluir, ‘Incluir nas Comunidades IV’ oferece oficinas de bocha adaptada, vôlei sentado, natação e futsal e é voltado a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica
O projeto socioesportivo ‘Incluir nas Comunidades IV’ segue ampliando oportunidades de inclusão social e cidadania para pessoas com e sem deficiência. A iniciativa oferece oficinas pedagógico-esportivas gratuitas com aprendizado, aulas e treinos das modalidades paradesportivas de bocha adaptada, vôlei sentado, natação e futsal a 180 crianças, jovens e adultos que vivem em vulnerabilidade socioeconômica. Realizado pelo Instituto Incluir até setembro de 2026, o projeto acontece em três polos – Jacarepaguá (RJ), SESI Suzano (SP) e Baía da Traição (PB) – e tem como foco primordial o desenvolvimento social, educacional e humano por meio do esporte. O intuito é também estimular entre os alunos e seus familiares a criação de uma cultura de valores e cuidado com a saúde.
Promovidas quatro vezes na semana, as oficinas do ‘Incluir nas Comunidades IV’ contam com atendimento biopsicossocial, contribuindo para melhorias nas áreas da saúde, da família, da escola e de convívio social, além de disponibilizar orientação nutricional e psicológica aos alunos e seus responsáveis por meio da ação ‘Cuidar de quem Cuida’. O objetivo é garantir saúde global por meio do esporte, da alimentação adequada e da saúde mental.
A metodologia do projeto se baseia em princípios e ideais da educação física, conduzida pela democratização do acesso ao conhecimento e à prática esportiva. A iniciativa socioesportiva ainda oferece aos alunos itens importantes para o acompanhamento das aulas, como material esportivo, uniforme, kit lanche, além de contar com profissionais de educação física especializados, nutricionistas, psicólogos e assistente social.
Os profissionais recebem capacitação técnica e esportiva acerca de temas relacionados às modalidades do projeto e à pessoa com deficiência, além de paradesporto, inclusão, educação inclusiva e comunicação acessível.
“O Instituto Incluir compromete-se com processos participativos, inclusivos e cooperativos, sempre priorizando o desenvolvimento social, educacional e humano. Assim como o projeto, que busca formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, além de estimular entre seus alunos e familiares a criação de uma cultura de valores por meio do esporte e do cuidado com a saúde”, diz a presidente do Instituto Incluir, Carina Alves, que completa:
“A iniciativa é também um instrumento que potencializa a socialização dos beneficiados, por meio da prática diária da atividade física, de eventos esportivos-pedagógicos e culturais, da inclusão social e do combate à evasão escolar”.
Implementado desde 2021, o ‘Incluir nas Comunidades’ é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e trabalha o esporte como ferramenta de educação e inclusão de pessoas com e sem deficiência.
A iniciativa conta com apoio das seguintes empresas: White Martins, Nova Transportadora do Sudeste – NTS, Karoon Energy, Rede Windsor Hoteis e Deloitte.
Para mais informações, acesse @institutoincluir.







