Cantora transforma o silêncio em propósito

Cantora transforma o silêncio em propósito

Giovanna Andreo compartilha aprendizados profundos sobre presença, entrega e ressignificação em novo livro

Com escrita leve, íntima e provocadora, Giovanna Andreo faz de Propósito enCANTA – Uma jornada de reconexão, intenção e resultado um convite para desacelerar e repensar a condução da própria vida. Em um mundo marcado pela pressa, pelo excesso de compromissos e pelo funcionamento quase automático do dia a dia, ela clama por paciência e coragem para viver com autenticidade. 

Publicado pela DVS Editora, o livro parte da trajetória pessoal da autora, musicista e cantora há mais de 20 anos, cuja relação com a música foi profundamente transformada em 2014, após o diagnóstico de surdez neurossensorial bilateral progressiva. Essa condição alterou não apenas sua relação com o som, mas também com o futuro que havia planejado. 

O diagnóstico, que trouxe limitações físicas e o luto pela perda do controle sobre o amanhã, motivou um novo olhar para o cotidiano e impulsionou uma pergunta central: onde foi parar o propósito em meio a tantas urgências? Esse questionamento abriu espaço para uma jornada de ressignificação, levando Giovanna à compreensão de que viver com intenção não é um privilégio reservado a poucos, mas uma escolha cotidiana. 

Na obra, a autora propõe um reposicionamento interno. Sem fórmulas prontas ou discursos motivacionais vazios, ela sugere novas formas de encarar o trabalho, as relações e a própria existência. Com passagens bem-humoradas e, ao mesmo tempo, provocativas, o livro desperta as chamadas “coceiras boas”, incômodos necessários que conduzem à ação e à reconexão com o que realmente importa. 

Hoje, capaz de utilizar a vibração dos sons para se guiar no palco e cantar, a musicista mostra como a clareza de propósito muda radicalmente a forma de atravessar as mudanças de cenário. No entanto, não utiliza essa experiência para falar sobre “superar” a adversidade, mas sim para propor o abandono do hipercontrole. Essa postura a levou, inclusive, a se apresentar em grandes palcos, como o Rock in Rio. 

A filosofia do “encantar” é explorada a partir da etimologia da palavra “in-cantare” (cantar dentro). “Ter propósito é manter viva a música interna, mesmo quando o mundo externo parece desafinado”, afirma a cantora. Nessa visão, propósito não se relaciona a metas grandiosas, mas à capacidade de sustentar presença, intenção e coerência entre o que se sente, o que se faz e o impacto que se gera, transformando adversidades em matéria-prima para uma vida significativa. 

Ao longo das páginas, conceitos como intencionalidade, presença e entrega ganham forma prática. A autora discute temas como escassez de tempo, excesso de estímulos digitais, FOMO (o medo de estar perdendo algo) e a dificuldade contemporânea de manter o foco. Com base na neurociência e na experiência de palco, ela lembra que o ser humano pode até ser multitarefa, mas nunca será multifocal. 

Com Propósito enCANTAGiovanna Andreo reforça que ter um propósito definido não elimina a dor e nem os desafios, mas dá sentido ao caminho e coragem para continuar. Uma leitura indicada para quem deseja sair do modo automático para escutar com mais atenção e escolher, todos os dias, viver com mais consciência, intenção e verdade. 

Ficha técnica 

Título: Propósito enCANTA – Uma jornada de reconexão, intenção e resultado 
Autoria: Giovanna Andreo 
Editora: DVS Editora 
ISBN: 978-65-5695-176-8 
Páginas: 104 
Preço: R$ 49,00 
Onde encontrar: Amazon e livrarias de todo o país 

Sobre a autora 

Giovanna Andreo é musicista há mais de 20 anos. Graduada em Letras pela Unicamp, atua como palestrante e consultora organizacional com experiência em desenvolvimento humano e de equipes. Convivendo desde 2014 com um quadro progressivo de perda de audição, a autora compartilha uma história potente e provocante focada em propósito e ressignificação traçando paralelos da surdez com a música. 

Instagram | LinkedIn 

Crédito/Imagem: Gisa Alves

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore