Doença rara causada pela deficiência de fosfato é tema de curta brasileiro

O curta-metragem “Ave rara”, do diretor Pedro Henrique Moutinho, traz como tema o raquitismo hipofosfatêmico ligado ao cromossomo X, doença rara e genética, também conhecida como XLH.

A produção nacional, que foi exibida no Brazil Cinefest, festival com formato híbrido e multimídia idealizado pelo cineasta João Rocha, e finalista do festival internacional Certamen Raras, em Madrid, retrata a história de superação de Isabelle, interpretada pela atriz Barbara Araújo, que foi diagnosticada com XLH apenas aos 33 anos de idade.

A condição, que é rara e progressiva, afeta os ossos e causa níveis baixos de fósforo no sangue, e isso leva ao crescimento e comprometimento do desenvolvimento ósseo em crianças e adolescentes e a problemas com a mineralização óssea durante a vida. “Da dificuldade ao andar às comparações com outras crianças da mesma idade, retratamos aqui o desafio da jornada do paciente até o diagnóstico e como as mudanças no ambiente familiar e social impactam a vida do paciente raro. É uma história sobre amor, resiliência e diferenças que tornam os raros únicos”, explica Kely Nascimento, produtora executiva, atriz do projeto e fundadora Instituto Renascimento.

O curta “Ave rara” foi produzido pelo Instituto Renascimento, com apoio da Ultragenyx, biofarmacêutica com foco em doenças genéticas raras e ultrarraras graves e está disponível no canal do Youtube do Instituto Renascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore