DNET: tumor cerebral que afeta crianças e adolescentes

O DNET – Neuroepitelial disembrioplástico – é um tipo de tumor do sistema nervoso central de baixo grau e lento desenvolvimento, ocorre normalmente em crianças e adolescentes até os 20 anos, causando convulsões que não respondem a anticonvulsivos, apesar de não ser comum a presença de convulsões em crianças com menos de 10 anos, no entanto, seus sintomas podem variar a depender das características do tumor.

No entanto, apesar da incidência em crianças e adolescentes ser alta e apresentar convulsões com baixa resposta a medicamentos, o Pós PhD em neurociências e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela afirma que o DNET não altera a sobrevida do paciente no longo prazo.

“Apesar desses sintomas, o DNET possui um ótimo prognóstico ao paciente por não alterar a sobrevida no longo prazo mesmo em tumores não ressecados, e existem poucos relatos de recidiva local, mas para isso é fundamental realizar o diagnóstico e tratamentos corretos” ressalta.

O tumor é considerado um “tumor clioneural”, que significa que ele possui características das células gliais – células responsáveis por prover suporte estrutural ao sistema nervoso central – e células neuronais – células fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso.

Os principais exames utilizados para diagnosticar os tumores neuropiteliais dissebriônicos são tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e exames neurológicos, por ser um tumor benigno seu tratamento mais utilizado é a remoção cirúrgica.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore