fbpx
  • sáb. nov 23rd, 2024

IPVA PcD: Projetos na ALESP devem ter Deputado Paulo Fiorilo como relator

Projeto pelo teto de 200 mil na isenção do IPVA avança na ALESP

Mais uma etapa na estratégia pela aprovação do Projeto de Lei 597/2022 e PDL 38/2022 foi atingida nesta terça-feira, 22.

Conheça a íntegra dos projetos que foram elaborados pelo Diário PcD, Comissão 48 e PODEMOS SIM PcD que tramitam na Assembleia Legislativa:

•             O Projeto de Decreto Legislativo nº 38 retira toda a autonomia do IMESC em ser o responsável pelas perícias médicas – confira a íntegra e a tramitação – https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000457464&tipo=4&ano=2022

•             O Projeto de Lei 597 traz de volta os direitos à isenção, fazendo JUSTIÇA e estabelecendo um teto de R$ 200 mil para a concessão da isenção. Um projeto amplo elaborado por especialistas da COMISSÃO 48 e PODEMOS SIM PcD, conforme consta na justificativa do projeto – confira a íntegra e a tramitação – https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000457469&tipo=1&ano=2022

Os projetos estão na CCJR – Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida pelo Deputado Estadual Mauro Bragato (na foto com integrantes da Comissão 48 e PODEMOS SIM PcD – responsáveis pela elaboração dos projetos). Cabe ao parlamentar indicar o relator para os dois projetos, que depois seguirão ainda para outras duas comissões permanentes da ALESP.

Deputado Mauro Bragato com integrantes da Comissão 48 e PODEMOS SIM PcD

Na semana passada, em reunião, Bragato garantiu que indicaria um dos parlamentares da Comissão para relatar o projeto, e o nome poderia ser do Deputado Estadual Paulo Fiorilo, que por sinal é Co-Autor dos Projetos. Ocorre que regimentalmente quem apresentou os projetos não pode relatá-los, portanto para ocupar as relatorias, ele precisava retirar sua assinatura como apresentante dos temas

Com isso, nesta terça-feira, 22, foi publicada a retirada das assinaturas de apoio de Fiorilo aos projetos. O próximo passo, que deve ocorrer nos próximos dias é a indicação do parlamentar para relatar o PL 597/2022 e o PDL 38/2022.

“A ALESP tem seus regramentos e nós, como responsáveis pelos projetos, estamos cuidando de cada detalhe, para que tudo ocorra de maneira com que os temas sejam aprovados pela ALESP. A retirada das assinaturas do deputado Fiorilo é apenas para cumprir o Regimento Interno da Casa. Ele continua nos apoiando”, afirmou Fabio Azevedo, membro da Comissão 48, que esteve na ALESP visitando vários parlamentares.

No gabinete do Deputado Paulo Fiorilo – foto abaixo, integrantes da Comissão 48 e Podemos SIM PcD apresentaram ao parlamentar as últimas atualizações sobre tudo o que vem ocorrendo com as dificuldades criadas pelo Governo Estadual para a manutenção da isenção do IPVA para as pessoas com deficiência. “Entendo perfeitamente todas as reivindicações de vocês e podem contar comigo para o que for necessário”, garantiu Fiorilo.

Deputado Paulo Fiorilo com integrantes da Comissão 48 e PODEMOS SIM PcD

“A Comissão de Constituição e Justiça tem nomes importantes para essa nossa batalha na ALESP. A indicação do Fiorilo garante que temos condições de conversar e mostrar todas as dificuldades que o segmento vem enfrentando”, afirmou o Deputado Carlos Gianazi, que recebeu os integrantes dos grupos responsáveis pelos projetos.

Deputado Carlos Gianazi com integrantes da Comissão 48 e PODEMOS SIM PcD

O Deputado Estadual Caio França também recebeu os membros da Comissão 48 e Podemos SIM PcD e disse que “o segmento sabe que pode contar comigo. Lutamos pela isenção de 2021 e vamos em frente para continuar nesta trajetória para que os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos”.
Deputado Caio França com integrantes da Comissão 48 e PODEMOS SIM PcD

Um Abaixo-Assinado, criado por Alessandro Fernandes – do Blog do Cadeirante está perto de chegar as 40 mil assinaturas e faz parte do trâmite dos dois projetos na ALESP. Nesta terça-feira, 22, o deputado estadual Carlos Gianazi solicitou a juntada das assinaturas, com centenas de páginas. “Esses apoios são muito importantes, pois os deputados estaduais precisam conhecer as demandas de quem – de verdade –  luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência”, afirmou Sandra Saltini de Moraes, do PODEMOS SIM PcD.

REQUERIMENTOS DE URGÊNCIA
Os dois projetos também contam com requerimentos de urgências que contam com a assinatura de 10 (dez) parlamentares, e, 5 (cinco) deles são líderes de partidos. Para que os requerimentos sigam para o plenário, há necessidade de um aceno do Colégio de Líderes. Em sendo aprovado, os projetos ganham mais rapidez no trâmite nas Comissões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *