fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Tarcísio veta projeto que ampliaria número de profissionais para perícia de PcD no IMESC

Tarcísio veta projeto que ampliaria número de profissionais para perícia de PcD no IMESC

O Diário PcD teve acesso a decisão do Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas que vetou totalmente o Projeto de Lei 597/2022, que foi elaborado e apresentado na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por integrantes da Comissão 48, Diário PcD e Movimento PcD.

O projeto era amplo e inclusive previa o aumento do teto para a isenção do IPVA para pessoas com deficiência no estado de São Paulo. A proposta também era para que credenciados ao DETRAN e SUS poderiam fazer as perícias médicas obrigatórias junto ao IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia.

A proposta tinha como objetivo oferecer opções para que pessoas com deficiência – que precisam passar por nova perícia para buscar a isenção do IPVA, pudessem fazer a nova avaliação na própria cidade que reside, ou, na pior da hipótese na região.

Atualmente pouco mais de 20 (vinte) homologados pelo IMESC estão habilitados para fazer a perícia e o interior do estado não possui opções de perícias. O Diário PcD já mostrou casos de pessoas com deficiência que percorreram mais de 1 mil km (ida e volta) para fazer a perícia.

“A ideia seria aproveitar os profissionais do DETRAN que estão espalhados por todo o estado para fazer a perícia. Não é justo que pessoas com deficiência tenham que fazer viagens longas para a avaliação, já que o próprio estado tem estrutura em quase todas as cidades”, afirma Abrão Dib, editor do Diário PcD e um dos responsáveis pela elaboração do PL 597.

No Veto Total ao projeto o Governador Tarcísio de Freitas cita que sua decisão foi “invocada” pela Secretaria da Fazenda e Planejamento e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Confira a íntegra do Veto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *