Um levantamento da McKinsey aponta que 54% das pessoas gostariam de ver mais propagandas com elementos da diversidade. Além deles, 60% dos entrevistados declararam não consumir produtos de marcas com comportamentos preconceituosos. Diante desse cenário, o UinStock — primeiro banco digital e nacional para a produção e venda de imagens de diversidade da população brasileira pouco representada e pertence ao grupo Talento Incluir (ecossistema de diversidade) — acaba de lançar o primeiro ‘Guia de Fotografia Inclusiva’ do país, em formato online gratuito no link: Guia de Fotografia Inclusiva – UINSTOCK.
O Guia tem como propósito trazer às pessoas interessadas em contribuir com o banco de fotos do UinStock, dicas de como retratar de forma assertiva a diversidade brasileira, contemplando grupos pouco representados, como pessoas com deficiência, pessoas 45+, diferentes raças, etnias e interseccionalidades.
As dicas e informações colaboram para evitar preconceitos e estereótipos que são reproduzidos em bancos de imagens internacionais, com baixa representatividade brasileira, imagens fakes e estereotipadas, por meio de uma curadoria especializada no tema.
Descrito em sete capítulos, o Guia aborda os seguintes temas: história da fotografia; interseccionalidade; público potencial, sociedade e impactos; como contribuir com o UinStock; diversidade sempre; tendências temáticas, estéticas e criativas e dicas para produzir as imagens no padrão do UinStock.
O UinStock, lançado no ano passado como primeiro banco digital nacional de imagens da diversidade, disponibiliza um canal para quem quer produzir fotos reais sobre diversidade e vendê-las ao UinStock. Os interessados poderão acessar a área para cadastro de fotógrafos do site (clique aqui para cadastrar suas fotos reais de pessoas diversas).
“O Guia é uma referência que traz muita informação sobre a importância de retratar a diversidade nos meios de comunicação e nas campanhas publicitárias de modo geral. Aumentando o retrato da diversidade brasileira, estamos colaborando com ambientação verdadeiramente brasileira e com a representatividade dos marcadores sociais nos meios de comunicação”, destaca a Head da UinStock e UinHub, do Grupo Talento Incluir, Marcia Barreto.