ANAPcD lança campanha pelas redes sociais contra efeitos da Reforma Tributária

Entidade esteve no Congresso Nacional e cobrou apoio de Deputados Federais e Senadores da República para corrigir os efeitos da Reforma Tributária

Mais de 50 parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal receberam o apelo da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência sobre os efeitos da Reforma Tributária, que determina que mais de 95% do segmento não tenha mais direito de adquirir veículos com isenções de impostos.

“Levamos o ALERTA CONTRA O MAIOR RETROCESSO DA HISTÓRIA CONTRA OS DIREITOS DE IR E VIR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – REFORMA TRIBUTÁRIA. O Presidente da República – após aprovação pelo Congresso Nacional,  sancionou a Lei Complementar nº 214/2025, que dentre outras obrigações, exige que todas as Pessoas com Deficiência, para conseguirem isenções de IPI e ICMS (IBI e CBS), respetivamente, na compra de veículos novos,  deverão preencher alguns requisitos, como, o veículo terá obrigatoriamente a necessidade de adaptações externas, deixando de reconhecer as adaptações de fábrica, como, direção elétrica/hidráulica, e/ou câmbio automático como adaptações para as PcD, as quais são reconhecidas como adaptações para PcD, conforme a Lei 13.146/2015, bem como, pela NBR 14970-1. Tal situação irá gerar discriminação entre as próprias pessoas com deficiência, que dependendo do lado do corpo que possuem a deficiência poderão ou não ter direito às isenções”, afirma Abrão Dib, presidente da entidade, que também apresentou a demanda para o presidente do Senado Federal.

De acordo com a Associação, “após a sanção presidencial, solicitamos a Presidência da República a edição de uma Medida Provisória para corrigir essas distorções, entretanto até o momento o segmento não foi atendido. Agora, o Congresso Nacional é – nesse momento, o responsável por decidir sobre a permanência dessa violência tributária, VETANDO – IMEDIATAMANTE, trechos dos artigos 149 e 150 da Lei Complementar 214 de 2025″.

Pressão pelas redes sociais

Nesta quarta-feira, 19, a entidade anunciou uma campanha pelas redes sociais para que os parlamentares de todo o Brasil tenham acesso ao conteúdo que aponta o retrocesso da Reforma Tributária.

“Precisamos que o segmento se mobilize e envie a nossa campanha para os Deputados e Senadores dos seus estados. Estamos fazendo as cobranças oficiais, mas as redes sociais tem muita força”, afirmou o presidente da Associação.

#DeQueLadoVocêEstá?

#ViolênciaTributáriaPcD

#DireitodeIreVir

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore