Autistas Brasil lidera debate nacional no Pará sobre capacitismo, saúde e educação em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará
Belém (PA) será palco, no dia 16 de setembro, do seminário “Autismo, Cuidado e Justiça: Diálogos entre Educação, Saúde e Direitos Humanos”, promovido pela Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas – Autistas Brasil, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
O encontro nasce como resposta institucional a episódios recentes de discriminação contra pessoas autistas e busca fortalecer um Judiciário mais técnico, acessível e humanizado, em diálogo com as áreas da saúde e da educação.
Durante um dia inteiro de programação, especialistas nacionais e internacionais vão conduzir debates sobre diagnóstico, terapias, inclusão escolar, gênero e deficiência, além de problematizar o fenômeno da “indústria do autismo” e seus impactos sociais e jurídicos.
Entre os destaques da programação estão nomes como Juliana Izar Segalla (Universidade de Coimbra), Vinícius Barbosa (Hospital Sírio-Libanês), Carol Mota (UFPE), Guilherme de Almeida (UNICAMP / Presidente da Autistas Brasil) e Kátia Parente Sena (TJPA). O evento é direcionado a magistrados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia, gestores públicos, profissionais da saúde e educação, além de famílias e pessoas autistas.
Segundo Guilherme de Almeida, presidente da Autistas Brasil, o seminário representa um marco institucional.“Mais do que formação técnica, é uma agenda de reparação e de compromisso público com os direitos humanos das pessoas autistas. Queremos decisões judiciais informadas por evidências científicas e em consonância com a legislação brasileira”.
Serviço
Data: 16 de setembro de 2025
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Auditório da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Pará (Rua Antônio Barreto, nº 1176 – Belém/PA)
Público-alvo: magistrados(as), servidores(as), membros do MP e DPE, advocacia, gestores, profissionais da saúde e educação, entidades da sociedade civil, pessoas autistas e familiares.
Programação
- 09h00 – Credenciamento
- 09h30 – Abertura Institucional (TJPA, MP, DPE, OAB, Autistas Brasil, Secretarias Estaduais)
- 10h00 às 12h00 – Mesa 1: Gênero e Deficiência
- 13h30 às 15h00 – Mesa 2: Diagnóstico, Terapias e Atendimento Integral
- 15h00 às 16h30 – Mesa 3: Educação e Inclusão Escolar
- 16h30 às 18h00 – Mesa 4: A Indústria do Autismo: Fraudes e Litigância Predatória
Inscrições: ejpa.tjpa.jus.br