Autismo, Cuidado e Justiça: Pará recebe seminário nacional sobre inclusão e direitos humanos

Autismo, Cuidado e Justiça: Pará recebe seminário nacional sobre inclusão e direitos humanos

Autistas Brasil lidera debate nacional no Pará sobre capacitismo, saúde e educação em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará

Belém (PA) será palco, no dia 16 de setembro, do seminário “Autismo, Cuidado e Justiça: Diálogos entre Educação, Saúde e Direitos Humanos”, promovido pela Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas – Autistas Brasil, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

O encontro nasce como resposta institucional a episódios recentes de discriminação contra pessoas autistas e busca fortalecer um Judiciário mais técnico, acessível e humanizado, em diálogo com as áreas da saúde e da educação.

Durante um dia inteiro de programação, especialistas nacionais e internacionais vão conduzir debates sobre diagnóstico, terapias, inclusão escolar, gênero e deficiência, além de problematizar o fenômeno da “indústria do autismo” e seus impactos sociais e jurídicos.
 

Entre os destaques da programação estão nomes como Juliana Izar Segalla (Universidade de Coimbra), Vinícius Barbosa (Hospital Sírio-Libanês), Carol Mota (UFPE), Guilherme de Almeida (UNICAMP / Presidente da Autistas Brasil) e Kátia Parente Sena (TJPA). O evento é direcionado a magistrados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia, gestores públicos, profissionais da saúde e educação, além de famílias e pessoas autistas.
 

Segundo Guilherme de Almeida, presidente da Autistas Brasil, o seminário representa um marco institucional.“Mais do que formação técnica, é uma agenda de reparação e de compromisso público com os direitos humanos das pessoas autistas. Queremos decisões judiciais informadas por evidências científicas e em consonância com a legislação brasileira”.


Serviço
Data: 16 de setembro de 2025
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Auditório da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Pará (Rua Antônio Barreto, nº 1176 – Belém/PA)
Público-alvo: magistrados(as), servidores(as), membros do MP e DPE, advocacia, gestores, profissionais da saúde e educação, entidades da sociedade civil, pessoas autistas e familiares.
 

Programação

  • 09h00 – Credenciamento

     
  • 09h30 – Abertura Institucional (TJPA, MP, DPE, OAB, Autistas Brasil, Secretarias Estaduais)

     
  • 10h00 às 12h00 – Mesa 1: Gênero e Deficiência

     
  • 13h30 às 15h00 – Mesa 2: Diagnóstico, Terapias e Atendimento Integral

     
  • 15h00 às 16h30 – Mesa 3: Educação e Inclusão Escolar

     
  • 16h30 às 18h00 – Mesa 4: A Indústria do Autismo: Fraudes e Litigância Predatória
     

 Inscrições: ejpa.tjpa.jus.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore