“Autonomia e Protagonismo” de pessoas com deficiência é debatido em evento em São Paulo

A segunda edição do Fórum Amigos da Inclusão aconteceu na capital paulista com o objetivo de discutir o tema e dar voz a essas pessoas

A Casa Bisutti, em São Paulo, foi palco da segunda edição do Fórum Amigos da Inclusão, que trouxe como tema a “Autonomia e Protagonismo” das Pessoas com Deficiências, em uma noite com surpresas, emoção, inclusão e muita solidariedade, organizado pela ONG Nosso Olhar e pelo Grupo Chaverim. O evento, que foi finalizado com uma arrecadação total de mais de R$ 800.000,00, que será dividido igualmente entre as entidades, ONG Nosso Olhar e Grupo Chaverim.

O fórum reuniu 300 pessoas e contou com a apresentação da jornalista Paloma Tocci e do ex-BBB Rodrigo Mussi. No palco, Flávia Poppe, CEO do Instituto JNG, falou sobre o projeto Moradia Independente, ressaltando a importância de falarmos sobre esse processo de transição, de quando a pessoa com deficiência vai morar sozinha.
 

Quem também marcou presença no palco foi Alex Duarte, CEO do Instituto Cromossomo 21, ao lado da atriz, autora, modelo, palestrante e influenciadora digital Tathi Piancastelli, que foi a inspiração de Mauricio de Souza para criar a personagem Tati, da Turma da Mônica. Eles falaram sobre como as pessoas com deficiência também podem ter uma vida comum e com autonomia. Já Alan Abreu, especialista em sustentabilidade na Reserva, comentou sobre Moda Inclusiva, demonstrando como roupas adaptadas podem facilitar o dia-a-dia dessas pessoas.

O evento também contou com a presença de Marcos da Costa (Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Silvia Grecco (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e mãe atípica), além de um dos maiores filantropos do Brasil, o fundador da Cyrela, Elie Horn.

A noite foi finalizada com um Leilão do Bem, que contou com muitos itens, como uma bola autografada pelo Craque Neto, jóias e um macacão de corrida autografado por Rubens Barrichello.

Sobre a ONG Nosso Olhar

A ONG foi fundadaem 2018, em São Paulo,pela publicitária Thaissa Alvarenga, que tem 3 filhos: Chico, Maria Clara e Maria Antonia, sendo que Chico, hoje com 10 anos, nasceu com Síndrome de Down. A Associação tem como principais braços: a educação para incluir, a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na educação. Atualmente, o espaço oferece Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, apoio pedagógico, Musicoterapia, Jiu-jitsu e psicomotricidade, integração sensorial e diversas vivências culturais para pessoas com deficiências. Além disso, a ONG realiza anualmente o Fórum Amigos da Inclusão, que tem como objetivo debater tendências e ideias inovadoras relacionadas a esse público, além de compartilhar experiências, gerando, assim, importantes transformações sociais.

Sobre o Grupo Chaverim

O Grupo Chaverim – amigos em hebraico – é uma associação com foco no atendimento às pessoas com deficiência, para que sejam protagonistas de seu processo de desenvolvimento, visando à sociabilização e inclusão social. Tem como missão construir oportunidades respeitando as diferenças e acreditando no potencial da pessoa com deficiência para romper a exclusão social.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore