Encontro que antecede o G20 discute os direitos das pessoas com deficiência

Instituto Jô Clemente (IJC) lidera o evento do D20 que vai reunir organizações para discutir a inclusão das pessoas com deficiência nos debates do G20

O Rio de Janeiro vai sediar a 19a reunião do G20, um fórum de cooperação internacional entre as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. A cúpula que reúne chefes de Estado e de governo será nos dias 18 e 19 de novembro, mas no dia 13 de novembro um outro encontro deverá preparar o terreno para as discussões a partir da perspectiva das pessoas com deficiência: o D20.
 

Com o apoio da Disability Rights Fund (DRF), o projeto capitaneado pelo Instituto Jô Clemente (IJC), vai discutir a participação política e a inclusão das pessoas com deficiência nos diversos eixos temáticos discutidos no G20.
 

O Projeto D20 busca influenciar decisões econômicas, políticas e sociais globais mobilizando pessoas com deficiência, lideranças e movimentos a fim de avançar a agenda da deficiência no mundo. Tem como objetivo fortalecer a participação das pessoas com deficiência nos espaços de tomada de decisão em temas como justiça climática e desenvolvimento sustentável, saúde, educação e cultura, tecnologia, acesso à justiça entre outros. O evento contará com a participação de ANDI – Comunicação e Direitos; CDD – Centre for Citizens with Disabilities; Instituto AlanaNCPD – National Council of and for Persons with Disabilities; VNDI – Vidas Negras com Deficiência Importam.
 

Histórico 2024
 

Dentro do contexto do Civil 20 (C20), um dos grupos de engajamento do G20, o D20 busca garantir que os líderes mundiais escutem as recomendações e demandas das pessoas com deficiência e suas organizações, promovendo direitos humanos e o desenvolvimento social e inclusivo.
 

O IJC participou de encontros ao longo de 2024 que discutiram com profundidade diversas pautas relacionadas à inclusão. Em julho, esteve no Midterm Meeting do C20 Brasil e, em paralelo, promoveu grupos de escuta por meio do Projeto D20 que contou com a participação de pessoas com deficiências e suas organizações, lideranças, Autodefensores e movimentos sociais de todo o Brasil. Em novembro, apresentará às autoridades brasileiras e internacionais as principais recomendações das pessoas com deficiência para a pauta global do G20.
 

Informações

Data: 13/11 (quarta-feira)
 

Local: Edifício RB1 – Avenida Rio Branco, nº 1, Centro, Rio de Janeiro – VAGAS LIMITADAS.
 

Horário: das 8h às 17h30


Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar sua Inclusão Social e a Defesa de seus Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favorecem a escolaridade e o Emprego Apoiado, e oferecer assessoria jurídica às famílias sobre direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo.
 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece atualmente 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo. O diagnóstico precoce abrange cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em fase de implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Tem como foco neste eixo apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos e serviços para esta população.
 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC (ijc.org.br), o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore