No “Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência” conheça expressões capacitistas que oprimem as pessoas com deficiência
O Dia 21 de setembro é o “Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência” e ocapacitismo – o comportamento opressor que discrimina a pessoa com deficiência – ainda é uma das principais barreiras de inclusão. A pesquisa “Radar da Inclusão 2024: mapeando a empregabilidade de Pessoas com Deficiência”, que ouviu 1.230 pessoas com deficiência ou neurodivergência, revelou que 9 cada 10 já enfrentaram situações de capacitismo no ambiente de trabalho. Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir – consultoria pioneira com a missão de trazer dignidade para pessoas com deficiência por meio da empregabilidade- aponta as expressões capacitistas mais utilizadas e como substituí-las. São elas:

Com o intuito de colaborar com o mercado de comunicação, o Grupo Talento Incluir lançou recentemente o Guia de Comunicação Inclusiva sobre Pessoas com Deficiência (clique aqui), direcionado principalmente para profissionais de comunicação, de forma gratuita e disponível no site da Talento Incluir.
Além das terminologias mais indicadas, o Guia traz informações sobre legislação, aspectos sobre fotos e vídeos, cuidados na condução de entrevistas e na produção de conteúdo e reportagens que abordem o universo das pessoas com deficiência. Totalmente colaborativo, o material está sempre aberto para receber novas contribuições por pessoas interessadas pelo tema.
“O capacitismo nos resume a uma só condição e bloqueia nossos talentos. Essa opressão precisa ser tão conhecida quanto o machismo e o racismo na sociedade. Desconstruir expressões capacitistas é uma importante atitude para promover liberdade, igualdade, equidade e dignidade a todas as pessoas e para aumentar o conhecimento sobre nós, pessoas com deficiência”, Carolina Ignarra.
Sobre a Talento Incluir
A Talento Incluir, empresa com atuação pioneira em Consultoria, Letramento, Empregabilidade e Capacitação das pessoas com deficiência, já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil profissionais com deficiência. Fundada em 2008, sua missão é trazer dignidade para pessoas com deficiência por meio da empregabilidade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 650 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Renner, Mondelez, Siemens Energy, Siemens Healthineers, Organizações Globo, Sephora, Loreal, AstraZeneca, GRU Airport, Eurofarma entre outras. Para mais informações, acesse: Talento Incluir (site)