Evento de comemoração da trajetória do Espaço da Cidadania será em 12 de fevereiro, em Osasco/SP. Inscrições para participações devem ser feitas até 6 de fevereiro. Convidadas debatem a importância para o cumprimento da Lei de Cotas

A sociedade brasileira está participando e organizando a celebração dos 25 anos de atuação do Espaço da Cidadania, um marco que reafirma o compromisso coletivo em acelerar a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho.
A atuação do órgão começou em 14 de fevereiro de 2001 com o objetivo de estimular o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades, fruto de parceria inicial entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e o, na época, vereador Carlos Clemente, também dirigente sindical, que rapidamente foi ampliando seu campo de atuação nas questões relacionadas à inclusão social das pessoas com deficiência em todo o Brasil.
Para Gilberto Almazan, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, “será um momento importante, porque celebrar os 25 anos do Espaço da Cidadania é celebrar uma construção coletiva que dá certo. Desde o início, esse trabalho em rede mostrou que só com diálogo, articulação e compromisso social é possível transformar a realidade. E esta ação foi e é fundamental pelo cumprimento da Lei de Cotas nas metalúrgicas de Osasco e região”.
De acordo com Clemente, “o encontro comemorativo reúne os principais parceiros que, ao longo dessa trajetória, constroem, acreditam e vibram conosco diante das conquistas alcançadas e dos desafios superados”
A programação contará com a participação de entidades sindicais, empresas, representantes do poder público, especialistas, instituições especializadas, pessoas com deficiência e familiares, todos comprometidos com o fortalecimento das políticas de inclusão, com destaque para o respeito e a efetivação da Lei de Cotas.
Para Abrão Dib, presidente da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência, “o Espaço da Cidadania tem desempenhado um papel significativo na promoção da inclusão e empregabilidade para pessoas com deficiência no Brasil, especialmente em relação à Lei de Cotas (Lei 8.213/1991), que determina que empresas com 100 ou mais empregados devem reservar uma percentagem de postos de trabalho para PcD”.
“Buscamos manter algumas conquistas no decorrers desses 25 anos, como o aumento da inclusão no Mercado de Trabalho, capacitação e formação; apoio às empresas e entidades sindicais; conscientização e sensibilização e fortalecimento dos órgãos de fiscalização”, afirma o Coordenador do Espaço da Cidadania
Entrevista Especial
O Diário PcD participa da organização das comemorações dos 25 anos do Espaço da Cidadania e prepara cobertura especial sobre o evento.
Em entrevista ao canal no YouTube, Aline Morais – Santa Causa e Roseli Behaker Garcia – Olhar Inclusivo, comentam sobre a importância da Lei de Cotas para as pessoas com deficiência e do Espaço da Cidadania nas conquistas que ocorreram nos últimos 25 anos. Carlos Clemente também participa da entrevista.
Aline Morais – Santa Causa – @stacausa – www.atitudeinclusiva.com.br
Roseli Garcia – Olhar Inclusivo – @olharinclusivo.ro
Estreia às 20h, no canal do Diário PcD no YouTube
Parceria com Romeu Sassaki
Nas últimas décadas, além de vários parceiros, o Espaço contou com o apoio de Romeu Sassaki – falecido em 2022, respeitado especialista e defensor dos direitos das pessoas com deficiência que sempre trouxe uma perspectiva crítica sobre a inclusão no mercado de trabalho.
Para ele, o mercado de trabalho poderia e deveria ser adaptado para incorporar as habilidades e talentos das pessoas com deficiência. Defensor que a inclusão não deveria ser vista apenas como cumprimento de uma cota, mas como uma oportunidade de valorizar a diversidade e a capacidade profissional com deficiência, o especialista sempre destacava a importância de remover barreiras que vão além da acessibilidade física, como barreiras atitudinais. Afirmava a necessidade de uma mudança de mentalidade nas empresas que era crucial para que a pessoa com deficiência pudesse ser um colaborador valioso.
Para o presidente da ANAPcD, “as ações do Espaço da Cidadania, juntamente com a visão de Romeu Sassaki, têm contribuído para criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso no mercado de trabalho, facilitando a inserção de pessoas com deficiência e desafiando preconceitos”.
Serviço:
25 anos do Espaço da Cidadania
Data: 12 de fevereiro
Horário: das 9h00 às 11h30
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
Rua Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino – Osasco/SP
Inscrições: até 06 de fevereiro, pelo link:
https://forms.gle/eSMmxHZkoZoC2Crk9
A programação completa será enviada aos inscritos após o encerramento do período de inscrições.
Tel.: (11) 3685-0915 – e-mail: ecidadania@ecidadania.org.b





