Delegação brasileira lança guia de linguagem simples em evento na ONU

A delegação brasileira que se encontra na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, apresentou nessa segunda-feira (12) o Guia prático de Linguagem Simples: Simples Assim, durante a primeira reunião formal realizada pelo organismo internacional após a aprovação da resolução, em dezembro de 2022, que trata do uso da linguagem simples pelos países. As reuniões e eventos desta semana fazem parte da 16ª Conferência de Estados-Membros da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), que ocorre nesta semana nos Estados Unidos.

Lançado na semana passada no Brasil, o Guia é uma realização da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Integrante da delegação, a secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do MDHC, Anna Paula Feminella, ressaltou nesta terça-feira (13) que a resolução foi adotada pela ONU em tempo recorde. “Estamos muito felizes e esperamos que a linguagem simples tome conta do Brasil e do mundo”, disse.

Coordenadora da publicação, a representante da FBASD, Patrícia Almeida, ressalta a relevância desse tipo de comunicação para diversos públicos. “A linguagem simples não é apenas para pessoas com deficiência intelectual, é para todas as pessoas com deficiência, antes do braille, da audiodescrição. É tudo sobre linguagem simples, que bom que o Brasil está aprendendo, a ONU está aprendendo”, detalhou Patrícia Almeida, que também é cofundadora do Movimento Down e criadora do Gadim Brasil – Aliança Global Para Inclusão da Deficiência na Mídia e no Entretenimento.

Ao participar do evento “Promovendo a autodefesa e o acesso participativo à Saúde: Abordagens colaborativas com a sociedade civil no Brasil”, paralelo à Cosp16, a ativista também apresentou a cartilha “Eu Me Protejo”, material com linguagem simples voltado à prevenção do abuso sexual infantil.

Acesse a íntegra do guia aqui: https://drive.google.com/file/d/1F08ZRM9ENTQxGhsvHYVa0Bv2Ezj7KfYb/view

Linguagem Simples

A Linguagem Simples é uma técnica que reúne orientações sobre redação, estrutura, desenho e validação de textos, para tornar a informação acessível a pessoas com dificuldade de compreensão de leitura.

Apesar de ser um direito à comunicação garantido pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a prática ainda é pouco difundida no mundo como recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual, e só nos últimos anos tem ganhado espaço no Brasil.

Imagem/Ilustração: 16ª Sessão Da Conferência Dos Estados Partes Da CDPD (Imagem: reprodução)

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore