- Por Priscilla Afonso
A Priscilla Afonso é uma mulher de 29 anos. Ela é formada em Administração de empresas, consultora em audiodescrição, trabalha em uma transportadora na área em PCD e tem um canal no Youtube chamado RP 100 filtro com a Priscilla.
Atualmente ela mora em Máuá no ABC Paulista aqui em São Paulo. Ela tem retinose pigmentar (baixa visão) onde enxerga somente o centro e tem as perdas laterais (periféricas) dificuldade á noite e em lugares mal iluminados. A retinose pigmentar é hereditário.
História de vida: Ela é filha adotiva, nasceu prematura não chegou aos 7 meses, baixo peso e com problemas respiratórios e sempre com a saúde frágil. Com 1 ano de vida teve derrame dos dois lados do pulmão; aos 11 anos foi descoberto sopro cardíaco – operou e foi onde o médico disse para os seus pais que a partir desse momento que ela iria começar a viver.
Descoberta da retinose pigmentar: Desde de pequena ela usava óculos, tinha estrabismo e miopia. Todos os médicos oftalmos que ela passava em consulta falava que aos 21 anos poderia operar da miopia; no caso do estrabismo usou tampão para a correção. Aos 14 anos foi descoberto a RP através do Instituto Penido Bunier em Campinas no interior de São Paulo, nessa época ela começou a tropeçar, esbarrar nas coisas e dificuldade á noite. O médico foi desanimador e disse que não tinha transplante,
tratamento ou uma cura; ele fez uma comparação / metáfora – Se existia transplante de cérebro para uma pessoa – Não, então que no caso dela também não existia cura. Até hoje a retinose pigmentar (RP) segue em estudos pela medicina. Ele apenas passou lentes de contato para uma melhor qualidade de vida. Ela também já realizou células tronco em experiência porém não é a cura e não ajudou e também não atrapalhou, assim foi dito pela médica que ela passa atualmente.
Como é ser uma mulher com retinose pigmentar (baixa visão)? Na vida dela desde a descoberta até hoje foi feito adaptações, em primeiro lugar o auxilio e entendimento da família, onde ela teve e tem até hoje e a aceitação da nova questão dela e assim para eles poderem ajudar e dar uma qualidade de vida e apoio emocional. Hoje em dia ela é formada e trabalha e continua com a ajuda da família e todos ao seu redor, onde começou a falar mais sobre a sua questão visual e poder ser ela mesma em qualquer ambiente.
Curso de audiodescrição: Priscilla realizou o curso de audiodescrição este ano, com os professores Dolores Affonso e Lucas Escamilha(RJ) ela está muito feliz com está porta que está se abrindo para ela, espera continuar se aprimorando cada vez mais e então pouco tempo já vivenciou experiências com a audiodescrição, espera que os trabalhos, projetos que aparecerão futuramente ela possa contribuir com o seu melhor olhar e vai levar isto para sua vida pessoal e profissional.
Novidade: Priscilla iniciou nesse mês de outubro o curso de Oratória e Comunicação para a melhoria na fala e na postura mediante ás pessoas e os lugares que frequenta e para a melhoria nos seus conteúdos e no seu canal no Youtube.
Canal RP 100 filtro com a Priscilla: O canal começou dia 13 de novembro de 2022, o objetivo desde o início é levar conhecimento e informação para todos sobre a retinose pigmentar (baixa visão). Nos seus conteúdos além de mostrar seu dia a dia e rotina quer mostrar a realidade de uma pessoa com baixa visão, sempre buscando levar conteúdos de entrevistas, informações sobre a RP e lugares como (feiras, teatro) etc para que todos possam estar com ela em todos os lugares e se ela consegue todos (pessoas com deficiência em geral) também consegue!!!
- * Priscilla Fátima Afonso – E-mail: priscillaafonso19@gmail.com
- Youtube: RP 100 filtro com a Priscilla