16º edição do Mutirão de Empregos – Pessoa com Deficiência celebra os 33 anos da Lei de Cotas

O evento conta com mais de 500 vagas de trabalho para pessoas com deficiência, o objetivo é promover a inserção desse grupo no mercado de trabalho

Em celebração aos 33 anos da Lei de Cotas, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove a 16ª edição do Mutirão de empregos – Pessoa com Deficiência. As inscrições prévias começaram no dia 8 de julho. O mutirão de empregabilidade acontece no dia 24 de julho na Praça das Artes, das 09h às 13h, no Vale do Anhangabaú, centro da capital.

Para facilitar o atendimento do mutirão, deve ser feita uma inscrição prévia no portal do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo -, responsável por fazer a pré-seleção voltada para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS. Os interessados tiveram até o dia 20 de julho para realizar o cadastro no Portal Cate, através do site: www.cate.prefeitura.sp.gov.br.

São 40 empresas, que juntas disponibilizam mais de 600 vagas no mutirão de emprego nas áreas de comércio, serviços e saúde. Além desses, há oportunidades para quem trabalha no setor alimentício e gastronômico, educação, tecnologia e na construção civil. O mutirão abrange desde vagas para jovem aprendiz até cargos sênior, com todos os níveis de escolaridade e oportunidades para candidatos sem experiência. A faixa salarial varia entre R$ 804 (carga horária reduzida) e R$ 8.732.

As vagas, em sua maioria, não requerem experiência prévia. Cargos assim, exigem o ensino médio concluído, e em alguns casos o ensino superior. Pelo menos um terço das vagas engloba também quem só cursou até o ensino fundamental. Além disso, algumas atividades exigem disponibilidade para trabalhar em sistema de escala.

Durante o evento, os candidatos precisam levar: RG; CPF; carteira de trabalho (que pode ser a versão digital); cópias de currículo para contato com as empresas no local; e o laudo médico com data válida. Os participantes terão contato com oficinas sobre o mercado de trabalho, comportamento em entrevistas e como produzir um currículo adequado para conquistar uma vaga de emprego, disponibilizadas pela equipe técnica da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo.

A ação conta com a parceria da Câmara Paulista de Inclusão, movimento de articulação social coordenado pelo Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo), com a participação de instituições governamentais e não-governamentais, públicas e privadas, destinado a estimular os estudos, a promover o debate e a mobilização para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio do cumprimento da Lei de Cotas.

Sobre a Lei de Cotas

Sancionada em 24 de agosto de 1991, a Lei Federal nº 8.213, popularmente conhecida como Lei de Cotas, prevê obrigatoriamente que empresas com mais de 100 colaboradores contratem profissionais com deficiência, obedecendo ao percentual que varia de 2 a 5% de acordo com número de empregados. De 201 a 500 funcionários a cota é de 3%, de 501 a 1000 funcionários, cota de 4% e, de 1001 em diante, a cota é de 5% dos colaboradores.

Em seu texto são estabelecidas regras específicas para a readaptação e reinserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e a cidade de São Paulo vem contribuindo para que isso aconteça. Além disso, a ação faz parte do Programa de Metas: Iniciativa G) da Meta 57. Iniciativas como o Mutirão de empregos – Pessoa com Deficiência e o Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência são fundamentais para ampliar esse acesso.

Serviço

16º Mutirão de empregos – Pessoa com Deficiência

Processo Seletivo

Data: 24/07

Hora: 08h às 16h

Local: Praça das Artes

Endereço: Av. São João, nº281 – Centro Histórico de São Paulo

Documentos: RG, CPF, carteira de trabalho (que pode ser a versão digital), cópias de currículo e laudo médico

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore