fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

16º edição do Mutirão de Empregos – Pessoa com Deficiência celebra os 33 anos da Lei de Cotas

Pessoas com deficiência: SP produz laudo para facilitar ingresso no mercado de trabalho

O evento conta com mais de 500 vagas de trabalho para pessoas com deficiência, o objetivo é promover a inserção desse grupo no mercado de trabalho

Em celebração aos 33 anos da Lei de Cotas, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove a 16ª edição do Mutirão de empregos – Pessoa com Deficiência. As inscrições prévias começaram no dia 8 de julho. O mutirão de empregabilidade acontece no dia 24 de julho na Praça das Artes, das 09h às 13h, no Vale do Anhangabaú, centro da capital.

Para facilitar o atendimento do mutirão, deve ser feita uma inscrição prévia no portal do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo -, responsável por fazer a pré-seleção voltada para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS. Os interessados tiveram até o dia 20 de julho para realizar o cadastro no Portal Cate, através do site: www.cate.prefeitura.sp.gov.br.

São 40 empresas, que juntas disponibilizam mais de 600 vagas no mutirão de emprego nas áreas de comércio, serviços e saúde. Além desses, há oportunidades para quem trabalha no setor alimentício e gastronômico, educação, tecnologia e na construção civil. O mutirão abrange desde vagas para jovem aprendiz até cargos sênior, com todos os níveis de escolaridade e oportunidades para candidatos sem experiência. A faixa salarial varia entre R$ 804 (carga horária reduzida) e R$ 8.732.

As vagas, em sua maioria, não requerem experiência prévia. Cargos assim, exigem o ensino médio concluído, e em alguns casos o ensino superior. Pelo menos um terço das vagas engloba também quem só cursou até o ensino fundamental. Além disso, algumas atividades exigem disponibilidade para trabalhar em sistema de escala.

Durante o evento, os candidatos precisam levar: RG; CPF; carteira de trabalho (que pode ser a versão digital); cópias de currículo para contato com as empresas no local; e o laudo médico com data válida. Os participantes terão contato com oficinas sobre o mercado de trabalho, comportamento em entrevistas e como produzir um currículo adequado para conquistar uma vaga de emprego, disponibilizadas pela equipe técnica da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo.

A ação conta com a parceria da Câmara Paulista de Inclusão, movimento de articulação social coordenado pelo Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo), com a participação de instituições governamentais e não-governamentais, públicas e privadas, destinado a estimular os estudos, a promover o debate e a mobilização para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio do cumprimento da Lei de Cotas.

Sobre a Lei de Cotas

Sancionada em 24 de agosto de 1991, a Lei Federal nº 8.213, popularmente conhecida como Lei de Cotas, prevê obrigatoriamente que empresas com mais de 100 colaboradores contratem profissionais com deficiência, obedecendo ao percentual que varia de 2 a 5% de acordo com número de empregados. De 201 a 500 funcionários a cota é de 3%, de 501 a 1000 funcionários, cota de 4% e, de 1001 em diante, a cota é de 5% dos colaboradores.

Em seu texto são estabelecidas regras específicas para a readaptação e reinserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e a cidade de São Paulo vem contribuindo para que isso aconteça. Além disso, a ação faz parte do Programa de Metas: Iniciativa G) da Meta 57. Iniciativas como o Mutirão de empregos – Pessoa com Deficiência e o Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência são fundamentais para ampliar esse acesso.

Serviço

16º Mutirão de empregos – Pessoa com Deficiência

Processo Seletivo

Data: 24/07

Hora: 08h às 16h

Local: Praça das Artes

Endereço: Av. São João, nº281 – Centro Histórico de São Paulo

Documentos: RG, CPF, carteira de trabalho (que pode ser a versão digital), cópias de currículo e laudo médico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *