Projeto “Música Inclusiva” reúne músicos com e sem deficiência

O projeto pretende implementar laboratórios de tecnologia assistiva musical, chamando a atenção para a necessidade de trazer desenvolvedores e da formação de profissionais

Nos dias 08, 09, 22 e 23 de outubro, no Teatro Municipal Paulo Eiró receberá o concerto “Música Inclusiva”, espetáculo inédito que trará uma composição mista formada por músicos clássicos com e sem deficiência. Com idealização e realização do Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência, o projeto oferece um espetáculo envolvente que mostra como a música pode transformar todo um universo, promover o equilíbrio emocional, autonomia, motivação, além de ser uma ótima opção de lazer e cultura. Entrada Franca.

Para a abertura do evento, o Professor Duda, avatar do Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência, fará a apresentação do Projeto em companhia do Maestro Rodrigo Vitta, fundador da Orquestra Metropolitana (2006), e um dos solistas convidados, o pianista e ex-jogador de futebol Júlio César, que contarão como se dá a parceria de oito anos de treinamento e regência, quais as técnicas para a comunicação homem x batuta, as dificuldades enfrentadas da perspectiva do pianista e as dificuldades de regência.

Mais quatro músicos portadores de deficiência farão parte do corpo musical: Elias Santos de Oliveira (Violino), Flávia Martins de Santana (Violino), Matheus Santana Assunção (Viola) e Tiago Moreira dos Santos (Trombone) que farão parte do corpo musical. A soprano Victoria Vitta estará como solista da obra “Pavane para Soprano e Orquestra”, de Gabriel Fauré. Entre as obras apresentadas estão: VITTA, R.  – Abertura Sinfônica “O homem e o tempo”; FAURÉ, G.  – Pavane para soprano e orquestra; BEETHOVEN, L. van –  Sinfonia n.1 em Do maior; SOUZA, Júlio C.  – Concerto para piano e orquestra n.1 “Jogadas da Vida”.

“Esse projeto nasceu em 2019, mas por conta da Pandemia de Covid, está sendo realizado cinco anos depois. Um dos objetivos é mostrar a interligação de tecnologias assistivas utilizadas para o andamento do espetáculo, abordando os processos de aprendizado humano e de instrumentos a fim de oferecer um evento inclusivo que atenda a todas as necessidades da plateia, dos músicos e do maestro”, comenta Rodolfo Sonnewend, diretor do Instituto Humanus. “A ideia é que desse encontro seja estudada a possibilidade da criação de uma Nova Escola especializada em formar músicos profissionais PcDs. Além de poder ser um acesso inclusivo na sociedade é uma forma de gerar empregabilidade de se tornarem profissionais integrantes de uma orquestra clássica ”, complementa.

Para reservar ingresso gratuitamente, basta acessar o site https://musicainclusiva.com.br/ e preencher os campos. Contamos com espaço para 50 cadeiras de rodas além de espaço para pessoas com mobilidade reduzida.

Projeto “Música Inclusiva”

Dias 08, 09, 22 e 23 de outubro

Horário: 20 horas

Local: Teatro Municipal Paulo Eiró

End.: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP

(próximo à estação Adolfo Pinheiro, linha Lilás do Metrô e diversas linhas de ônibus)

Entrada Franca

Ingressos exclusivamente pelo site www.musicainclusiva.com.br

Estacionamentos particulares nas imediações

Ficha Técnica:

Regente: Maestro Rodrigo Vitta

Solistas: Victoria Vitta e Júlio César de Souza

Orquestra Metropolitana

Apresentação: Professor Duda (Rodolfo Sonnewend)

Realização: Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência

Produção: Soulitude Áudio e You Comunicações

Compositor e produtor do projeto Música Inclusiva: Daniel Guimarães

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore