fbpx
  • sáb. nov 23rd, 2024

Futsal Inclusivo em Heliópolis, SP

Futsal Inclusivo em Heliópolis, SP

Jogadores surdos com pouca ou nenhuma audição disputam um campeonato com jogadores ouvintes mostrando que é possível ocupar os mesmos espaços

Uma sociedade verdadeiramente inclusiva é aquela que acolhe, valoriza e apoia todas as pessoas, independentemente das suas capacidades ou limitações. Esse é um dos objetivos do “Projeto Social da Saúde Mental com Futsal – Passe a Palavra para Deficientes Auditivos” que acontecerá até o dia 06 de dezembro na quadra da rua Comandante Taylor, n.1221, no bairro de Heliópolis, capital paulista, com entrada franca.

Com realização do Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência e organização de Anderson Nascimento que desenvolve trabalhos sociais e esportivos com jovens da comunidade de Heliópolis desde 2017, que despertou a inspiração para a realização do Projeto que traz palestras com o psicólogo clínico e esportivo Vítor Panicali Mello Guida; promovendo a saúde mental e o equilíbrio emocional e psicológico dos atletas.

O Projeto visa chamar a atenção, também, para o alto índice de surdos com depressão por conta das dificuldades de comunicação com familiares e com o entorno, agravando a sensação de exclusão de tarefas e diálogos.

São oito times formados por jovens vindos da comunidade de Heliópolis e de outras localidades que se dividem em adversários ouvintes ou não ouvintes, que participarão de seis partidas sendo divididos em três jogos na fase classificatória e três jogos na fase eliminatória que será dupla – o time que for eliminado na quarta de final jogará uma série prata na semifinal. Serão premiadas as categorias Ouro e Prata com primeiro, segundo, terceiro, e quarto lugar.

“Os jogos, além de serem uma forma divertida de passar o tempo podem ser poderosos instrumentos para promover a inclusão social. Quando reunimos pessoas ouvintes e surdas em atividades lúdicas, estamos criando um espaço onde a comunicação, a colaboração e o respeito mútuo são fundamentais através do esporte”, comenta Rodolfo Sonnewend, presidente do Instituto Humanus.

Para acompanhar o campeonato e obter mais informações de datas e horários dos jogos acesse o site https://www.institutohumanus.org.br/projeto-social-da-saude-mental-com-futsal/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *