ANAPcD denuncia descumprimento de compromisso com famílias de crianças com zika vírus e diabetes tipo 1

ANAPcD denuncia descumprimento de compromisso com famílias de crianças com zika vírus e diabetes tipo 1

Entidade divulga manifestação de indignação com posições adotadas, anunciadas e descumpridas pelo Governo Federal

O silêncio em encaminhar uma proposta ao Congresso Nacional para atender os pacientes com diabetes tipo 1 e a demora em definir a indenização para as famílias de crianças infectadas com o zika virus tem motivado descontentamento de entidades em todo o Brasil.

“A ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência vem a público expressar profunda indignação e preocupação com o descumprimento de compromissos assumidos pelo Governo Federal com famílias de crianças com síndrome congênita do zika vírus e diabetes tipo 1. Desde o início do atual mandato presidencial, foram feitas declarações e promessas públicas de que haveria ampliação do suporte social, garantia de fornecimento regular de medicamentos e insumos e a implementação de políticas específicas para melhorar a qualidade de vida dessas crianças. No entanto, a realidade mostra um cenário oposto: a ausência de medidas concretas e a continuidade da negligência histórica” afirmou Abrão Dib, presidente da entidade.

Em todo o Brasil as famílias seguem enfrentando falta de acesso contínuo a terapias e tratamentos essenciais; interrupções no fornecimento de insulina, sensores e insumos; carência de programas de inclusão e suporte escolar e sobrecarga emocional, física e financeira sem o devido apoio estatal.

A ANAPcD lembra que a omissão governamental fere princípios constitucionais, viola direitos básicos previstos na Lei Brasileira de Inclusão e agrava desigualdades já profundas.

“Não se constrói um país inclusivo apenas com palavras. É preciso ação imediata, pois a vida dessas crianças não pode esperar”, declara Abrão Dib, presidente da ANAPcD.

A associação reforça que continuará mobilizada e atuante no Congresso Nacional, junto ao Judiciário e à sociedade civil organizada, para cobrar que o Governo Lula cumpra o que prometeu e dê prioridade às famílias que dependem dessas políticas para sobreviver.

O tema foi destaque na transmissão feito pelo Diário PcD no YouTube na noite da sexta-feira, 8

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore