Iniciativa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto investiga os efeitos de estímulos visuais, sonoros, táteis e olfativos em idosos com e sem demência
Um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Estimulação Multissensorial (Labem) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, busca voluntários com diagnóstico de Alzheimer e outros tipos de demência. A pesquisa investiga de que forma ambientes multissensoriais, que integram estímulos visuais, sonoros, táteis e olfativos, podem influenciar as respostas fisiológicas e comportamentais de pessoas, com e sem demência.
Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais e diagnóstico de Alzheimer ou outras demências. Não podem integrar o estudo pessoas com condições que inviabilizem a participação, como cegueira, surdez, labirintite, epilepsia ou deficiência física que dificulte a locomoção no espaço.
Os interessados devem entrar em contato com as pesquisadoras somente pelo WhatsApp (16) 98852-3604, com Lívia ou (13) 98215-6255, com Duda.
O protocolo da pesquisa prevê até três sessões por participante, agendadas conforme a disponibilidade, com duração máxima de uma hora cada, incluindo o tempo destinado às avaliações e à sessão de estimulação multissensorial. As atividades são realizadas dentro do campus da USP em Ribeirão Preto, na Rua das Paineiras, casa 18. Durante o estudo serão aplicadas avaliações e escalas para a coleta de dados sociodemográficos, análise da capacidade funcional, estadiamento da demência, humor e volição (capacidade de escolha ou decisão). Também são realizadas medições de pressão arterial e frequência cardíaca ao longo das sessões, o que permite acompanhar as respostas fisiológicas dos participantes ao ambiente multissensorial.
As sessões podem ser agendadas às terças-feiras, das 9h às 12h; às quartas-feiras, das 12h às 15h; às quintas-feiras, das 9h às 12h; e às sextas-feiras, das 12h às 15h. Todos os atendimentos devem ser previamente agendados.
Mais informações também pelo WhatsApp (16) 98852-3604, com Lívia ou (13) 98215-6255, com Duda.
Por Joyce Pezzato*
*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone –
Fonte: https://jornal.usp.br/





