Estudo da USP busca voluntários com Alzheimer para investigar estímulos multissensoriais

Estudo da USP busca voluntários com Alzheimer para investigar efeitos de estímulos multissensoriais

Iniciativa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto investiga os efeitos de estímulos visuais, sonoros, táteis e olfativos em idosos com e sem demência

Um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Estimulação Multissensorial (Labem) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, busca voluntários com diagnóstico de Alzheimer e outros tipos de demência. A pesquisa investiga de que forma ambientes multissensoriais, que integram estímulos visuais, sonoros, táteis e olfativos, podem influenciar as respostas fisiológicas e comportamentais de pessoas, com e sem demência.

Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais e diagnóstico de Alzheimer ou outras demências. Não podem integrar o estudo pessoas com condições que inviabilizem a participação, como cegueira, surdez, labirintite, epilepsia ou deficiência física que dificulte a locomoção no espaço.

Os interessados devem entrar em contato com as pesquisadoras somente pelo WhatsApp (16) 98852-3604, com Lívia ou (13) 98215-6255, com Duda.

O protocolo da pesquisa prevê até três sessões por participante, agendadas conforme a disponibilidade, com duração máxima de uma hora cada, incluindo o tempo destinado às avaliações e à sessão de estimulação multissensorial. As atividades são realizadas dentro do campus da USP em Ribeirão Preto, na Rua das Paineiras, casa 18. Durante o estudo serão aplicadas avaliações e escalas para a coleta de dados sociodemográficos, análise da capacidade funcional, estadiamento da demência, humor e volição (capacidade de escolha ou decisão). Também são realizadas medições de pressão arterial e frequência cardíaca ao longo das sessões, o que permite acompanhar as respostas fisiológicas dos participantes ao ambiente multissensorial.

As sessões podem ser agendadas às terças-feiras, das 9h às 12h; às quartas-feiras, das 12h às 15h; às quintas-feiras, das 9h às 12h; e às sextas-feiras, das 12h às 15h. Todos os atendimentos devem ser previamente agendados.

Mais informações também pelo WhatsApp (16) 98852-3604, com Lívia ou (13) 98215-6255, com Duda.

Por Joyce Pezzato*

*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone

Fonte: https://jornal.usp.br/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore