As doenças cardiovasculares são responsáveis por 397 mil mortes por ano no Brasil. Esse número representa quase o dobro de óbitos por câncer no país. Grande parte destes casos poderia ser prevenida com mudança de hábitos e com o tratamento adequado.
Em setembro, mês em que se celebra o Dia Mundial do Coração (29/09), o GAC – Grupo de Advocacy em Cardiovascular, realiza uma série de ações da campanha #FaleD, para promover a conscientização sobre os tipos, os sinais e os fatores de risco das doenças cardiovasculares, bem como a importância do tratamento correto.
“Faremos um vídeo para ser projetado no Congresso Nacional, na Semana Mundial do Coração, com frases de pessoas falando sobre seus maiores sonhos e medos. Os relatos são de personagens fictícios, baseados em histórias reais de pacientes que têm algum tipo de doença crônica não transmissível relacionada ao coração e ao risco cardiovascular”, destaca Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro, que administra o GAC.
O principal objetivo do Grupo é promover a educação em saúde para que a população conheça seu fator de risco cardiovascular e, caso receba diagnóstico, possa controlar a doença. No mês de agosto, integrantes do GAC entregaram no Ministério da Saúde o documento direcionador criado pelo grupo com as principais demandas e encaminhamentos que devem ter a atenção do governo para ampliar a atenção às doenças cardiovasculares, por meio de programas de prevenção e tratamento ao colesterol, diabetes e demais fatores que aumentam os riscos para a saúde do coração.
Este é o terceiro ano que o GAC realiza a campanha #FaleD. Nas edições anteriores, a iniciativa incentivou a população a trazer mensagens sobre hábitos saudáveis, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Agora, com base nestes relatos reais, os recados estimulam o cuidado. “Queremos que o Dia Mundial do Coração seja sobre amor, não sobre saudade”, afirma Irene Knoth, da IK Creative Branding, criadora da campanha.
Saiba mais em www.gacbrasil.com.br
Sobre a Colabore com o Futuro
A Colabore com o Futuro é o1ª negócio social de advocacy da América Latina.A entidade tem como objetivo mobilizara sociedade a participar das decisões de saúde junto com o governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas. A Colabore com o Futuro é uma das 1.200 empresas no Brasil que colaboram com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde sua fundação, em 2017, já mudou a vida de mais de 12 milhões de pessoas, ampliando o acesso à saúde e qualidade de vida dos pacientes brasileiros.