fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024
Dia Mundial do Daltonismo é celebrado nesta terça-feira, 6

Em nota a imprensa, nesta terça-feira, 6, Dia Mundial do Daltonismo, a Vestas, líder global em energia sustentável, informa que identificou a necessidade de adaptação de um sistema operacional para garantir a inclusão de funcionários com Daltonismo.

A mudança foi implementada em maio/2022, após uma apresentação que reuniu times distintas em um único projeto e um dos colaboradores sugeriu que as cores projetadas durante a reunião pudessem ser substituídas por ícones para facilitar seu entendimento. Rapidamente houve um movimento de inclusão para que o funcionário que atua no departamento de Transporte pudesse compreender as segmentações apresentadas e entregar sua performance, assim como outros colegas do time.

Eu fiquei muito contente com esse projeto, porque as nossas telas são bem diferentes dos demais na empresa, mas é uma melhoria pro nosso bem-estar e a iniciativa vir da empresa é algo super positivo”, afirma Tiago Rodrigues Cosso -Transport Coordinator na Vestas – que é pessoa com daltonismo. Além das reuniões, a Vestas fez uma grande adaptação em seu sistema integrado. Com apoio da área de transportes que utiliza ferramentas que facilitam a visualização dos dados, indicadores, entre outras informações, o sistema ERP SAP recebeu as adaptações para um novo layout.

Considerada uma anomalia que causa cegueira parcial das cores verde e vermelho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 2020, que a doença afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo, sendo 8 milhões no Brasil. Neste dia da Conscientização do Daltonismo, a dinamarquesa Vestas chama a atenção para a importância de criar políticas corporativas que atendam a todas as necessidades dos funcionários.

Para Sebastião Ferreira de Carvalho Neto, coordenador de transporte em Aquiraz para na Vestas, um dos colaboradores que liderou o projeto de mudanças na empresa, a adaptação do sistema foi algo muito importante pois na rotina da empresa que percebeu de forma sutil as dificuldades na visualização de relatórios, impactando a compreensão dos dados. O profissional vê a iniciativa de forma fantástica, pois mostra uma sensibilidade em relação a essa condição e a busca por uma alternativa para o desenvolvimento da equipe.

Agradeço muito ao Sebastião e ao Tiago por compartilharem conosco suas vulnerabilidades, porque dessa forma conseguimos implementar a solução acessível a tempo no projeto. Nós, infelizmente, não teríamos pensado nesse ângulo se eles não tivessem reportado a dificuldade. Vocês fizeram com que o time de projetos virasse a chave em relação a isso e esta iniciativa será considerada agora em diante nos próximos projetos de ERP“, finaliza Juliane Garozi Nascimento, Project and Master Data Coordinator para LATAM na Vestas.

Daltônico

Exposição

A exposição é resultado experimental da Residência Artística do santista Kim Terra no espaço que está sob os cuidados do Coletivo Flanantes, fruto da parceria estabelecida através do Edital de Chamamento e Ocupação para Residências Artísticas nos apartamentos do Pólo Cultural Municipal da Vila Itororó. O daltonismo envolve a incapacidade ocular de distinguir entre tons de vermelho e verde, o que incide sob a percepção do artista sobre os materiais que manipula. Mas esta é apenas uma dimensão de seu trabalho…

Centro Cultural Vila Itororó – Apartamento 4 Fundos. Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo – Até 12/09. Terça a domingo das 14h às 19h. Livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *