fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Instituto Jô Clemente (IJC) participa da 16ª Conferência da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência

ByJornalismo Diário PcD

jun 13, 2023
Instituto Jô Clemente (IJC) participa da 16ª Conferência da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência

O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, está na 16ª Conferência dos Estados-Parte da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP 16). O evento reúne, entre os dias 13 e 16 de junho, especialistas, organizações e pessoas com deficiência, para discutir sobre a implementação desse tratado de direitos humanos, e políticas inclusivas.

Além dos eventos paralelos já programados, o IJC participou de reunião da Assembleia Geral da ONU sobre Linguagem Simples, que foi transmitida pela Web Tv da ONU no dia 12 de junho às 15h em NY, 16h no horário do Brasil. A transmissão pode ser acessada aqui: Link

Ronie Vitorino Pires de Novais, assistente de Advocacy, representou o IJC na plenária. Ao longo da semana, ele participará de outros três eventos. No primeiro, ele fala sobre a participação de pessoas com deficiência intelectual em espaços de participação política e compartilhará sua experiência na Autodefensoria – programa do IJC que trabalha para que pessoas com deficiência compreendam seus direitos e multipliquem seu conhecimento, promovendo a participação social.

Em um segundo momento, no dia 14, Ronie falará sobre as barreiras a uma comunicação acessível. Neste encontro, apresentará as principais barreiras de acessibilidade à comunicação para pessoas com deficiência e compartilhará boas práticas e recomendações sobre o uso da linguagem fácil.

Por fim, no dia 16, o representante do IJC abordará o capacitismo e o racismo envolvendo pessoas com deficiência e grupos sub-representados, sob a perspectiva interseccional. Este evento conta com a participação do IJC, Minority Rights Group, Vidas Negras com Deficiência Importam, Indigenous People with Disabilities, National Indigenous Disabled Women Association Nepal, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Sobre o Instituto Jô Clemente 

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.   

   

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.

Ilustração/Foto: Ronie Novais, assistente de Advocacy do Instituto Jô Clemente (IJC); Daniela Machado Mendes, superintendente geral do Instituto Jô Clemente (IJC) e Deisiana Paes, supervisora de Advocacy do Instituto Jô Clemente (IJC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *