Entidade realizará em 24 de julho evento para debater e reconhecer a importância da Lei de Cotas para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Destaque deste ano será sobre as mulheres com deficiência.
O Dia Nacional da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente, marcando a sanção da Lei nº 8.213 em 24 de julho de 1991.
A legislação obriga empresas com 100 ou mais funcionários a preencherem de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.
A Lei 8.213/1991 é o principal instrumento de inclusão no mercado de trabalho, combatendo o preconceito e promovendo a igualdade de oportunidades.
Na cidade de São Paulo, a Câmara Paulista para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal realiza um dia inteiro de programação gratuita, com palestras, shows culturais e cadastro de emprego para celebrar e reforçar a necessidade de inclusão profissional, superando visões assistencialistas e capacitistas e valorizando as competências.
Um dos destaques do encontro é a leitura da Carta Manifesto de cada ano.
Em 2026, o tema central da celebração será sobre as mulheres com deficiência.
Confira a íntegra do documento.
SERVIÇO:
Dia: 24 de julho
Horário: das 8h30 às 17h
Local: no auditório da sede do Ministério do Trabalho e Emprego (Av. Prestes Maia, 733, Luz) em São Paulo, capital.
Fonte: https://www.camarainclusao.com.br/noticias/reserve-sua-agenda-para-celebrar-os-35-anos-da-lei-de-cotas/




