Reforma Tributária e isenções PcD: qual o prazo limite para Lula sancionar ou vetar?

Reforma Tributária e isenções PcD: qual o prazo limite para Lula sancionar ou vetar?

A Constituição Federal estabelece o prazo limite para que o Poder Executivo se manifeste em temas aprovados pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. O início do prazo é a partir do recebimento oficial do Autógrafo dos presidentes das Casas Legislativas.

O prazo limite para o presidente Lula sancionar ou vetar o PLP 108/2024 é 12 de janeiro de 2026 5, considerando que o projeto foi recebido pela Presidência em 19 de dezembro de 2025.

O prazo para o Presidente da República sancionar ou vetar um projeto de lei aprovado é de 15 dias úteis, contados do recebimento do projeto; se não houver manifestação nesse período, ocorre a sanção tácita (automática), conforme o Art. 66 da Constituição Federal. Se o veto for total ou parcial, o Presidente deve justificar sua decisão ao Congresso Nacional em até 48 horas, e o Congresso tem 30 dias para apreciá-lo, podendo rejeitá-lo por maioria absoluta. 

Detalhamento dos Prazos:

Técnicos das equipes econômicas comentam nos bastidores que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar na próxima 3ª feira (13.jan.2026) o projeto de lei (PLP 108 de 2025) que marca a 2ª etapa de regulamentação da reforma tributária.

Isenção PcD

A sanção de trechos do PLP 108 de 2024 significa a reconquista dos direitos das pessoas a contar com isenções de IPI e ICMS na aquisição de veículos. O texto inicial da Reforma Tributária retirou o direito para mais de 95% do segmento em buscar a isenção do tributo, já que a equipe de Lula determinou que somente veículos com adaptações externas poderiam usufruir dos benefícios. De acordo com a ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência, os consumidores perderiam o direito, pois muitos precisam de veículos apenas com câmbio automático e direção assistida.

Da decisão do Presidente da República ainda restará ações que podem ocorrer no Senado e Câmara dos Deputados. Os vetos determinados por Lula terão que ser avaliados no Congresso Nacional, que pode manter ou derrubar os vetos. Mas esse processo dependerá de acordos e boa vontade dos parlamentares brasileiros. “Se Lula vetar os trechos que conquistamos aprovar, com certeza iremos para o Congresso para derrubar os vetos. Só estamos buscando manter direitos. É só isso”, afirmou Abrão Dib, presidente da ANAPcD.

De acordo com a legislação brasileira sobre sanção presidencial, quando o presidente não se manifesta dentro do prazo constitucional, o projeto segue para promulgação do Presidente do Congresso Nacional.

A urgência em sancionar o PLP 108 é crítica porque o período-teste de cobrança dos novos impostos (IBS e CBS) começa em 2026.

Além disso, o Comitê Gestor do IBS, estabelecido pelo PLP 68/2024 (primeira parte da regulamentação), era temporário e válido apenas até 31 de dezembro de 2025. Portanto, sem a sanção do PLP 108 até meados de janeiro, não há tempo hábil para implementar as regras operacionais necessárias antes do início efetivo dos novos impostos.

A falta de sanção atrasaria também a edição do regulamento de mais de 1.000 páginas que detalha a operacionalização dos novos tributos, criando insegurança jurídica e operacional para estados, municípios e contribuintes.

CRÉDITO/IMAGEM: Foto: Ricardo Stuckert via PR

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore